terça-feira, 6 de julho de 2010

Uruguai e Holanda se enfrentam para decidir o primeiro finalista


Nessa terça-feira, às 15h30, o intruso sulamericano enfrenta a Holanda para buscar uma vaga na final desse pequeno torneio europeu. Grande parte da imprensa e da torcida sulamericana tinha expectativas sobre os bons desempenhos das seleções da América do Sul, projetando até uma pequena Copa América realizada dentro da Copa do Mundo, com os 4 semifinalistas sulamericanos. Não foi isso que aconteceu.

Uruguai foi a única seleção do continente a conseguir uma vaga nessa fase da competição. A Celeste chegou ao Mundial bastante desacreditada, depois de conseguir uma classificação somente na repescagem, mas se tornou a maior surpresa do torneio. Os holandeses vêm como grandes favoritos. Depois da vitória sobre o Brasil, a Laranja Mecânica não se apresentou como uma equipe brilhante, mas mostrou que tem um ótimo toque de bola e que sabe explorar bem as deficiências do adversário.

Uruguai

O treinador Oscar Tabárez enfrentará alguns problemas para escalar o time que vai disputar a primeira vaga da final. Sem o principal organizador do forte sistema defensivo uruguaio, Diego Lugano, que sofreu uma lesão no joelho na partida passada contra Gana, Tabárez deve escolher Victorino para seu lugar. Outra ausência será a de Fucile, suspenso por ter recebido seu segundo cartão amarelo no confronto válido pelas quartas de final. Cáceres é o mais cotado para substituí-lo. O desfalque mais sentido é o de Suárez, expulso ao impedir com a mão o gol que daria a classificação aos ganeses. O meio-campista Gargano vai entrar no seu lugar para reforçar o setor de meio-campo.

O comandante uruguaio acredita que sua equipe pode continuar surpreendendo nesse Mundial da África do Sul. "As crianças, os jovens, nunca haviam visto uma coisa como essa. Em um momento em que não se acreditava em quase nada. Estamos em uma festa e temos direito de continuar nela. Podemos perder. Mas ninguém sabe o que vai acontecer e nós temos nossa modesta esperança de fazer um esforço. Sabemos que temos que fazer uma partida perfeita, mas isso também é possível", completou técnico, reconhecendo a fragilidade de seu elenco, mas destacando a força de vontade de seu grupo.

Holanda

Após a partida contra o Brasil, o treinador Van Marwijk sente alguns problemas para escolher seus 11 selecionados. Os jogadores Van der Wiel e Nigel de Jong estão suspensos pelo segundo cartão amarelo. De Zeeuw e Boulahrouz deverão ser os escolhido para começarem o jogo. A boa notícia para os holandeses é a volta do zagueiro Mathijsen, que já se recuperou de uma contusão sofrida momentos antes do confronto contra o Brasil.

A Laranja Mecânica está bastante otimista para a decisão de logo mais. Os holandeses são os únicos que conseguiram vencer todas as partidas disputadas até aqui na Copa do Mundo. Apontada como seleção que fracassa em momentos decisivos, a vitória sobre o Brasil trouxe confiança ao elenco e mostrou que essa equipe veio com força para superar todos os pontos negativos do histórico holandês em Mundiais. Mesmo com esse 100% de aproveitamento na competição, Van Marwijk prega bastante cautela para essa reta decisiva do torneio. "A euforia na Holanda está grande e neste momento é bom estar tão longe, para não presenciarmos isso. Será uma partida muito perigosa", ressaltou o técnico.

Ficha técnica

Uruguai x Holanda

Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo
Data: 06/07, terça-feira
Horário: 15h30
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)

Uruguai (4-4-2)
1- Muslera; 16-Maximiliano Pereira 3- Godín, 6- Victorino, 22- Cáceres; 15- Pérez, 17- Arévalo, 5- Gargano e 11-Álvaro Pereira; 10-Diego Forlán e 7-Edinson Cavani.

Técnico: Oscar Tabárez.

Holanda (4-5-1)
1- Stekelenburg, 12- Boulahrouz, 3- Heitinga, 4- Mathijsen e 5- Van Bronckhorst; 14- De Zeeuw, 6- Van Bommel, 10- Sneijder, 11- Robben e 7- Kuyt; 9-Robin van Persie.

Técnico: Bert van Marwijk

Foto: agência AP

Nenhum comentário:

Postar um comentário