Após 32 anos, os holandeses voltam a disputar uma final na Copa do Mundo. Com a vitória na primeira partida das semifinais da Copa da África do Sul, a Holanda confirmou seu favoritismo sobre os uruguaios e avançam a mais uma final. Este ano será mais uma final disputada somente com seleções europeias. A Holanda chega à final com um campanha invicta: 6 vitórias em 6 jogos e acumulando 25 partidas sem derrotas.
1º tempo
A primeira etapa começou com os holandeses marcando a saída de bola dos uruguaios. Era notável como ambas as equipes estavam nervosas pela partida decisiva, afinal, valia uma vaga na final. Tanto Uruguai como Holanda chegaram com o peso de passar para a próxima fase para poder disputar uma final depois de muitos anos. O Uruguai começou melhor, arriscando jogadas pela pequena área, já os holandeses, sofriam com a forte marcação da celeste e investiam em jogadas de longa distância. Foi em uma dessas que o capitão holandês Van Bronckhorst abriu o placar aos 18’ num chute forte de fora da área surpreendendo o goleiro Muslera. Os holandeses mantiveram mais a posse da bola durante todo o 1º tempo. Daí veio a bola espetacular de Diego Forlán para empatar a partida. O artilheiro uruguaio recebeu um parte de longa distância e chutou ao gol, surpreendendo o goleiro com um curva imprevisível que a Jabulani fez.
2º tempo
Na volta do jogo, os holandeses continuaram a bater bola por causa da marcação dos uruguaios e assim errando muitos passes. Os uruguaios não se intimidaram com o favoritismo dos holandeses e avançaram com tudo para o ataque. Quando tudo ia bem para a Celeste, eis que num bate bola na entrada da pequena área, a bola sobra para Sneijder marca seu 5º gol na competição, se igualando a David Villa da Espanha. 3 minutos depois, é a vez de Robben cabecear e marcar o terceiro gol, num cruzamento de Kuyt. Os uruguaios diminuem o ritmo, mas continuaram a avançar para o ataque. Aos 47’, Gargano cobra falta e passa a bola para Maxi Pereira marcar o segundo dos uruguaios. O juiz ainda deu um forcinha adicionando mais um minuto no tempo, mas já era tarde para os sul-americanos.
Essa foi, sem dúvidas, uma das melhores participações da seleção uruguaia nas Copas depois de 30 anos. Os uruguaios devem se orgulhar da sua seleção que contou com talentosos jogadores como Forlán, Suárez, e uma revelação, o ótimo meio campista Arévalo. Parabéns aos sul-americanos que fizeram uma ótima campanha no geral nessa Copa, mas teremos que ver mais uma final com europeus disputando o título.
Ficha técnica
Uruguai 2x3 Holanda
Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo
Árbitro: Ravshan Irmatov (UZB)
Público: 62.479 pessoas
Gols: Giovanni Van Bronckhorst aos 18’/1º (Holanda), Diego Forlán aos 41’/1º (Uruguai), Wesley Sneijder aos 25’/2º (Holanda), Arjen Robben aos 28’/2º (Holanda) e Maximiliano Pereira aos 47’/2º(Uruguai)Cartões amarelos: M. Pereira e Cárceres (Uruguai) e Boulahrouz, Sneijder e Van Bommel (Holanda)
Uruguai
1-Fernando Muslera, 16-Maximiliano Pereira, 6-Mauricio Victorino, 3-Diego Godín, 22-Martín Cárceres, 15-Diego Pérez, 17-Egidio Arévalo, 5-Walter Gargano, 11-Álvaro Pereira (13-Sebastian Abreu Aos 32'/2º), 7-Edinson Cavani e 10-Diego Forlán (21-Sebastian Fernández Aos 38'/2º)
Técnico: Oscar Tabárez
Holanda
1-Maarten Stekelenburg, 12-Khalid Boulahrouz, 3-John Heitinga, 4-Joris Mathijsen, 5-Giovanni Van Bronckhorst, 6-Mark Van Bommel, 14-Demy De Zeeuw (23-Rafael Van Der Vaart), 10-Wesley Sneijder, 7-Dirk Kuyt, 9-Robin Van Persie e 11-Arjen Robben
Técnico: Bert Van Marwijk
1º tempo: 18’ Giovanni Van Bronckhorst (Holanda) e 41’ Diego Forlán (Uruguai)
2º tempo: 25’ Wesley Sneijder (Holanda), 28’ Arjen Robben (Holanda) e 47’ Maximiliano Pereira (Uruguai)
Final
11/07 (domingo)
15h30 – Soccer City, Joanesburgo
Holanda x Alemanha
ou Espanha
Disputa pelo Terceiro Lugar
10/07 (sábado)
15h30 – Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth
Uruguai x Alemanha
ou Espanha
Foto: AP/Yahoo
Nenhum comentário:
Postar um comentário