sexta-feira, 2 de julho de 2010

A emoção brasileira adia o sonho do Hexa


Nessa manhã de sexta-feira, o Brasil perdeu por 2 a 1 e foi eliminado da Copa do Mundo da África do Sul. Durante 90 minutos, a Seleção brasileira passou de grande favorita ao título do Mundial para um equipe desequilibrada emocionalmente. Depois de abrir o placar com Robinho, logo no início do primeiro tempo, e perder várias chances de ampliar o resultado, a defesa brasileira cometeu várias falhas na segunda etapa do jogo, proporcionando aos holandeses espaços para vencerem o confronto. Com um gol contra de Felipe Melo e do meia Sneijder, a Holanda adiou o sonho do Hexa brasileiro.

1º tempo

Logo aos 9 minutos, Robinho fez o único gol brasileiro, após aproveitar o passe preciso de Felipe Melo. O volante fez um toque longo do meio-campo para Robinho, que se movimentou e colocou o Brasil na frente. Com o gol, a Seleção brasileira passou a dominar a partida, criando várias situações de gols, que poderiam ter matado o jogo.

Nesse primeiro tempo,a defesa brasileira atuou com um forte esquema de marcação, anulando as iniciativas dos principais jogadores da Holanda, Robben e Sneijder. Gilberto Silva fez durante toda essa etapa um marcação individual no meia Sneijder. O holandês passou a recuar bastante para fugir da marcação e poder receber a bola com mais tranquilidade, o que prejudicava sua capacidade de criação. Além da força do esquema defensivo, os jogadores brasileiro tinham grande movimentação e tinham qualidade no toque de bola. Várias chances foram criadas desperdiçada, custando caro para o time comandado por Dunga.

2º tempo

Com 7 minutos, a Laranja Mecânica empatou o jogo. Sneijder fez um cruzamento para a grande área, Júlio César saiu mal e Felipe Melo desviou de cabeça, marcando contra. O nervosismo de todo o elenco e comissão técnica começava a aparecer ali. A Holanda passou a dominar a partida, tinha mais posse de bola e era mais frequente no ataque.O nervosismo da Seleção brasileira só aumentava na medida em que os holandeses estavam perto do segundo gol.

Aos 23 minutos, Kuyt desviou a bola depois de uma cobrança de escanteio. A bola sobrou para Sneijder que, de cabeça, colocou os europeus na frente. Com a derrota, a situação brasileira ficou mais complicada ainda. A Seleção brasileira não conseguia mais criar nenhuma jogada e o grande nervosismo dos atletas começou a provocar diversos erros da defesa brasileira. A inexperiência do treinador parecia refletir na atuação do elenco em campo. O ponto alto do nervosismo brasileiro aconteceu quando Felipe Melo cometeu falta em cima do Robben e foi expulso da partida, deixando o sistema defensivo brasileiro mais vulnerável ainda.

O técnico Dunga ainda fez algumas alterações, mas o time não conseguia repetir o bom desempenho da primeira etapa. Sem apresentar poder de reação, o Brasil foi eliminado e o sonho do Hexa ficou somente para 2014. A Holanda está na semifinal e aguarda o vencedor de Uruguai e Gana para enfrentar na próxima terça-feira (06).

Ficha técnica

Holanda 2x1 Brasil

Local: Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth
Data: 02/07, sexta-feira
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)
Gols: Felipe Melo, contra, aos 7’/2º e Wesley Sneijder aos 22’/2º (Holanda); Robinho aos 9’/1º (Brasil)
Cartões amarelos: Johnny Heitinga, Gregory van der Wiel, Nigel de Jong e Andre Ooijer (Holanda); Michel Bastos (Brasil)

Holanda
1-Maarten Stekelenburg, 2-Gregory van der Wiel, 3-John Heitinga, 13-Andre Ooijer e 5-Giovanni van Bronckhorst; 8-Nigel de Jong, 6-Mark van Bommel, 10-Wesley Sneijder, 11-Arjen Robben e 7-Dirk Kuyt; 9-Robin van Persie (21-Klaas-Jan Huntelaar aos 39’/2 º).

Técnico: Bert van Marwijk.

Brasil
1-Júlio César, 2-Maicon, 3-Lúcio, 4-Juan e 6-Michel Bastos (16-Gilberto aos 16’/2º); 8-Gilberto Silva, 5-Felipe Melo, 13-Daniel Alves e 10-Kaká; 11-Robinho e 9-Luís Fabiano (21-Nilmar aos 31’/2º).

Técnico: Dunga.

Foto: Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário