sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil encara a Holanda pela quarta vez em Copas do Mundo

kakaluisfabiano_reu30 

Em Port Elizabeth, o Brasil deve fazer o jogo mais complicado de toda a campanha realizada até aqui no Mundial da África do Sul. Nessa sexta-feira, a Seleção brasileira enfrentará a Holanda, às 11h, em confronto válido pelas quartas de final. As duas equipes já protagonizaram ótimas partidas na história das Copas do Mundo. Em 1974, o mais famoso elenco holandês a participar de um Mundial, o Carrossel Holandês eliminou os brasileiros ao vencerem por 2 a 0. Em 1994, foi a vez do Brasil mandar os holandeses mais cedo para casa, ao ganharem por 3 a 2 nas quarta de final. Em 1998, o Brasil eliminou a Laranja Mecânica nas semifinais em disputa por pênaltis.

 

Brasil

O treinador brasileiro Dunga não conta com Elano, que está com um edema muscular e impedido de atuar contra a Holanda. Outro desfalque importante é a ausência de Ramires, que foi fundamental na vitória contra o Chile. O volante recebeu o segundo cartão amarelo. O técnico, porém, pode escalar os meio-campistas F. Melo e Júlio Baptista, que se recuperaram de lesões. Para essa partida, os brasileiro irão atuar com o segundo uniforme.

A grande dificuldade brasileira será parar o lado direito do ataque holandês, comandado por Robben. Apontado como o setor mais frágil do Brasil, o lado esquerdo da defesa da Seleção brasileira é a grande preocupação de Dunga para a decisão das quartas de final. Segundo o ex-jogador do Santos e do Brasil, Pepe acha que não existirão muitas dificuldades para impedir as tentativas de Roben de chegar ao gol. "Realmente trata-se de um ponta muito bom, porque cai pelos dois lados da campo. Eu, por exemplo, não tinha essa facilidade. Jogava mais pela esquerda. É preciso atenção na cobertura e acredito também no Juan, que é um zagueiro muito bom e pode segurá-lo", afirmou o ex-atleta.

 

Holanda 

O técnico Bert van Marwijk não tem preocupações quanto à escalação. Os grandes problemas que o treinador têm enfrentado estão relacionados com o convívio entre os jogadores do elenco holandês. Na última partida contra a Eslováquia, Van Persie reclamou com o treinador ao ser substituído. O canal holandês NOS fez uma leitura labial para identificar o que atacante disse ao treinador no momento da substituição. Segundo a emissora, Van Persie falou ao comandante da Holanda que “Não era eu que você tinha que tirar, era o Sneijder”.

Com o intuito de mostrar que esses problemas de relacionamento não irão prejudicar a atuação da Holanda contra o Brasil, Van Marwijk descartou o problema evidenciado nas oitavas de final. “Não gosto de deixar problemas pendentes. Está acabado para todo mundo isso. Não me interessa que os jogadores sejam uns amigos dos outros, não é importante”, amenizou o treinador.

 

Bastidores

Nessa semana, o grande responsável pelo sucesso do Carrossel Holandês, Johann Cruyff, criticou o modo como a equipe de Dunga tem atuado nessa Copa do Mundo. Criticou o fato de que o Brasil deixou de priorizar o futebol bonito e que seu objetivo principal é obter o bom resultado, independentemente da qualidade de seu desempenho na partida. Afirmou que não pagaria para ver o Brasil jogar. De forma irônica, Dunga respondeu à afirmação feita pelo holandês, declarando que ele não paga para assistir ao jogo do Brasil, porque ele deve receber gratuitamente o ingresso da FIFA.

 

Ficha técnica

Holanda x Brasil

Local: Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth
Data: 02/07, sexta-feira
Horário: 11h
Árbitro: Yuichi Nishimura (JAP)

Holanda
1- Stekelenburg, 2- Van der Wiel, 3- Heitinga, 4- Mathijsen e 5- Van Bronckhorst; 8- De Jong, 6- Van Bommel, 10- Sneijder, 11- Robben e 7- Kuyt; 9- Van Persie

Técnico: Bert van Marwijk

Brasil
1-Júlio César, 2-Maicon, 3-Lúcio, 4-Juan e 6-Michel Bastos; 8-Gilberto Silva, 5-Felipe Melo, 13-Daniel Alves e 10-Kaká; 11-Robinho e 9-Luís Fabiano

Técnico: Dunga

Foto: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário