REPÚBLICA DA COSTA DO MARFIM
Capital: Yamoussoukro
Língua oficial: Francês
Presidente: Laurent Gbagbo
População: 20.179.602 habitantes (2008)
COSTA DO MARFIM - “Os elefantes”
A seleção costa-marfinense conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após fazer um bom torneio eliminatório, garantindo a sua classificação com uma rodada de antecedência. Dentre as seleções do continente africano, é a que possui maior potencial para ir mais longe na campanha da Copa.
Porém, as esperanças da população da Costa do Marfim diminuíram, quando os Elefantes foram desclassificados da Copa das Nações Africanas ocorrida no início do ano ao perderem nas quartas de final para a Argélia. Depois do fraco desempenho, o comando técnico foi alterado e Sven Goran Eriksson será o treinador na África do Sul.
Filiada à Federação Marfinense de Futebol (FIF), a seleção disputou apenas uma edição de Copa do Mundo, 2006. Apesar de ter mostrado um elenco com um grande número de bons jogadores, a equipe não passou para as oitavas de final ficando somente na terceira posição do grupo.
Eliminatórias para a Copa da África do Sul
Grupo E J V E D GF GC Pts
Costa do Marfim 12 8 4 0 29 6 28
1x0 e 1x1 Moçambique
0x0 e 3x0 Madagascar
1x1 e 4x0 Botsuana
5x0 e 1x1 Malaui
2x1 e 3x0 Guiné
3x2 e 5x0 Burkina Fasso
Classificada em 1º lugar do Grupo E
O que esperar
A seleção da Costa do Marfim faz parte do Grupo G, que também é composto por Brasil, Coreia do Norte e Portugal. Mesmo com a ótima campanha nas eliminatórias da África, a equipe costa- marfinense terá dificuldades para passa da primeira fase da competição, pois a precoce eliminação na Copa Africana de Nações tornou evidente a presença de algumas falhas, como a a fraca disciplina tática e a ausência de um futebol jogado em conjunto. Porém, a seleção do destaque Drogba pode confiar na experiência de seu treinador e na dos jogadores que atuam em grandes clubes europeus como fatores importantes para a realização de uma boa Copa do Mundo.
Destaques
Didier Drogba (Atacante marfinense, 32 anos)
Nascido em Abidjan, o atual atacante do time inglês Chelsea é o grande destaque da seleção da Costa do Marfim. Considerado um dos melhores jogadores no universo do futebol atualmente, ele já foi três vezes vencedor do campeonato inglês, foi artilheiro da Liga inglesa na temporada 2006/07, marcando 20 gols e foi eleito o melhor futebolista do continente africano nos anos de 2006 e 2009.
Fez parte do grupo que foi ao Mundial da Alemanha, porém não teve muitas oportunidades de à eliminação ainda na primeira fase. Em sua estreia contra a Argentina, marcou um gol e foi considerado um dos melhores jogadores que atuaram pelos costa-marfinenses. Na segunda partida, não foi bem e ainda levou seu segundo cartão amarelo o que o obrigou a ficar de fora da última partida.
A grande preocupação do comandante Sven Goran Eriksson é que o problema de hérnia de disco de Drogba afete sua atuação na Copa. O atacante está sofrendo com esse problema há alguns meses e garantiu que não fará cirurgia para evitar que fique de fora da seleção num momento tão importante.
Principais Jogadores
A Costa do Marfim conta com bons jogadores. No provável time titular, os 11 escalados jogam na Europa e muitos deles atuam em clubes de ponta do universo do futebol. Entretanto, segundo o ex-treinador Vahid Halilhodzic , a seleção tem grandes jogadores, mas não é uma grande equipe. Alguns atletas não querem jogar juntos, e o grupo está totalmente dividido. Ele afirmou que seu trabalho era superar isso, para garantir que tudo corresse bem, mas não deu. Em entrevista concedida ao jornal marfinense Lê Patriote, o ex-comandante completou dizendo que “o elenco de jogadores está dividido em duas vertentes. Uma contando com os atacantes do Chelsea, Drogba e Kalou, e outra com os irmãos Touré - Yayá, do Barcelona, e Kolo, do Manchester City”.
O atual atacante do Chelsea, Kalou, é um dos responsáveis pelo grande poderio ofensivo. Jogador de bastante velocidade, ele é ao lado de Drogba um dos atletas que mais se destacou na ascensão da qualidade do futebol marfinense nos últimos anos. Revelado pelo clube holandês Feyenord, quase adquiriu a cidadania holandesa para ter o direito de jogar a Copa de 2006 pela Holanda. Entretanto, seu pedido foi negado e acabou não participando do Mundial da Alemanha. A partir de 2007, passou a fazer parte das listas de convocação da Costa do Marfim e 2010 será sua chance de fazer uma boa competição e escrever seu nome na história de seu país de origem.
Yaya Touré é outro grande jogador que deve fazer parte da seleção titular na Copa da África do Sul. Atualmente no Barcelona, o meia tem seu estilo de jogo muitas vezes comparado com o do francês Patrick Viera. Dono de uma grande técnica de marcação, os torcedores esperam que ela seja o principal nome na correção das falhas do sistema defensivo da Costa do Marfim. Touré já conquistou um campeonato espanhol, foi campeão da Liga dos Campeões e venceu também o Mundial de Clubes da FIFA.
Possível escalação
Boubacar BARRY; Emmanuel EBOUÉ, Kolo [K. TOURÉ], Sol BAMBA e Siaka TIÉNÉ; Didier ZOKORA, Yaya [Y. TOURÉ] e Cheick TIOTÉ; GERVINHO, Salomon KALOU e Didier DROGBA
Treinador: Sven Goran Eriksson
Últimos jogos:
03/03 - 0x2 Coreia do Sul
24/01 - 2x3 Argélia
15/01 - 3x1 Gana
Próximos amistosos:
30/05 - Paraguai (Thonon-Les-Bains, França)
04/06 - Japão (Sion, Suíça)
Jogos da Copa:
15/06 - Portugal (Port Elizabeth, África do Sul)
20/06 - Brasil (Joanesburgo, África do Sul)
25/06 - Coreia do Norte (Nelspruit, África do Sul)
Ranking da FIFA: *27º com 846 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010
Participações em Copas do Mundo
1 participação
(2006)
3 partidas
1 vitória
0 empate
2 derrotas
5 gols pró
6 gols contra
Melhor resultado: 19º lugar em 2006
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário