sábado, 15 de maio de 2010

Faltam 26 dias para a Copa do Mundo

Dinamarca

REINO DA DINAMARCA

Capital: Copenhague
Língua oficial: Dinamarquês
Primeiro-Ministro: Lars Løkke Rasmussen
População: 5.475.791 habitantes (2008)

 

 

 

 

DINAMARCA - “Dinamáquina”

Danish_football_crest

A seleção dinamarquesa conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após fazer um bom torneio eliminatório, garantindo a sua classificação de forma antecipada. No mesmo grupo de Portugal e Suécia, seu desempenho obrigou a equipe de Cristiano Ronaldo a disputar a repescagem e deixou de fora a seleção de Ibrahimovic da África do Sul.

Filiada à Associação Dinamarquesa de Futebol (DBU), a seleção disputou apenas três edições de Copa do Mundo, 1986,1998 e 2002. Conseguiu passar da primeira fase em todas as Copas que disputou. Em 1986, foi apelidada de “Dinamáquina”, devido ao seu bom futebol apresentado, mas foi no Mundial da França que teve sua melhor campanha, quando chegou até as quartas de final, sendo eliminados pelo Brasil ao perderem por 3 a 2.

 

Eliminatórias para a Copa da África do Sul

Grupo 1                 J    V    E   D   GF   GC   Pts
Dinamarca            10    6    3    1   16     5     21

0x0 e 0x1 Hungria
3x2 e 1x1 Portugal
3x0 e 3x0 Malta
3x0 e 1x1 Albânia
1x0 e 1x0 Suécia

Classificada em 1º lugar do Grupo 1

 

O que esperar

A seleção da Dinamarca faz parte do Grupo E, que também é composto por Holanda, Japão e Camarões. Mesmo com a boa campanha nas eliminatórias do continente europeu, a equipe dinamarquesa pode ter dificuldades para passar da primeira fase da competição, mas deve conseguir a vaga para as oitavas de final, pois se apresenta, pelo menos no papel, a segunda maior força de seu grupo. Com um time montado para atacar, a Dinamarca poderá surpreender assim como fez nas eliminatórias. A seleção do destaque Bendtner, porém, não deverá conseguir repetir a campanha de 1998.

 

Destaques

Nicklas Bendtner (Atacante dinamarquês, 22 anos)

Nicklas Bendtner

Nascido em Kobenhavn, o atual atacante do time inglês Arsenal é o grande destaque da seleção da Dinamarca. Ele foi escolhido o melhor jogador dinamarquês no ano de 2009.

Outra importante marca do atacante é que ele foi o atleta mais jovem a vencer 25 partidas pela sua seleção nacional. Nas eliminatórias europeias disputou nove partidas e chegou a marcar três gols.

Em entrevista concedida ao site da FIFA, Bendtner afirmou que quer ser o artilheiro do Mundial e ajudar sua equipe a conquistar o título inédito, porém reconhece as dificuldades que seu país enfrentará na competição. "É muito importante que sejamos realistas. Vamos para ganhar, claro. Mas somos um país pequeno. Faremos o nosso melhor. A Dinamarca já protagonizou várias zebras na história do futebol, portanto por que não?", completou o atacante.

 

Principais Jogadores

Tomasson daniel_agger

Apesar de ter conseguido se classificar de forma fácil, grande parte da imprensa local afirma que a equipe não teve boas atuações. O que ajudou a Dinamarca foi as grandes jogadas de alguns talentos individuais e não o desempenho de todo o time.

O atual atacante do clube holandês Feyenord, Tomasson, é um dos melhores do elenco dinamarquês. Experiente, ele fez parte do time que jogou a Copa de 2002. A dois gols de ser o maior artilheiro da Dinamarca, o jogador já fez 51 gols e é, ao lado de Bendtner, uma das maiores armas do perigoso setor ofensivo dinamarquês. Ele é o terceiro atleta que mais disputou partidas pela seleção, atuando em 107 jogos. Campeão italiano, vencedor da Liga dos Campeões na temporada 2002/2003 e campeão da Copa da Uefa na temporada 2001/2002, o atacante é uma das maiores esperanças para ajudar a Dinamarca a ir mais adiante na Copa do Mundo.

Outro bom jogador é o atual zagueiro do Liverpool, Agger. Com uma forte capacidade de marcação, ele teve sua carreira prejudicada pela suas inúmeras lesões, impedindo-o de jogar uma temporada completa pelo clube inglês. Foi escolhido no ano de 2007, o melhor dinamarquês da temporada.

 

Possível escalação

Dinamarca

Thomas SØRENSEN; Lars JACOBSEN, Simon KJÆR, Daniel AGGER e Patrick MTILIGA; Christian [C. POULSEN], Martin JØRGENSEN, Jakob [J. POULSEN] e Dennis ROMMEDAHL; Jon Dahl TOMASSON e Nicklas BENDTNER

Treinador: Morten Olsen

 

 

Últimos jogos:
03/03 - 2x1 Áustria
23/01 - 3x0 Tailândia
20/01 - 5x1 Cingapura

Próximos amistosos:
27/05 - Senegal (Ålborg, Dinamarca)
01/06 - Austrália (Joannesburgo, África do Sul)
05/06 - África do Sul (Joannesburgo, África do Sul)

Jogos da Copa:
15/06 - Holanda (Joanesburgo, África do Sul)
20/06 - Camarões (Tshwane/Pretoria, África do Sul)
25/06 - Japão (Rustemburgo, África do Sul)

Ranking da FIFA: *35º com 767 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010

 

Participações em Copas do Mundo

3 participações
(1986, 1998 e 2002)

14 partidas
7 vitórias
2 empates
4 derrotas

24 gols pró
18 gols contra

Melhor resultado: 8º lugar em 1998

Fotos: Divulgação e Liverpool

Nenhum comentário:

Postar um comentário