quinta-feira, 13 de maio de 2010

Grande Prêmio de Mônaco 2010



Considerado a “jóia da coroa da Fórmula 1”, o Gran Prix de Mônaco, em francês, é uma das corridas de automóveis de mais prestígio e mais glamour do mundo, que forma, juntamente com a 500 milhas de Indianápolis e as 24 horas de Le Mans, o Triple Crown of Motorsport, uma realização do desporto não-oficial que considera a vitória nessas três corridas, tidas como as mais importantes.

O circuito de rua de Monte Carlo, em Mônaco, é um dos mais emocionantes do mundo, com pouca margem de erro. Devido a grande quantidade de curvas e a estreita largura das ruas, o piloto sabe que, se errar, dificilmente escapará de uma batida que pode custar a corrida. Em 1967, o piloto italiano, Lorenzo Bandini, sofreu um acidente fatal no circuito. Após a perda de direção, o carro do piloto incendiou, e Bandini ainda passou muito tempo no carro, sofrendo queimaduras. Foi retirado com vida, mas faleceu três dias depois. A causa do despite foi provavelmente cansaço, já que, na época, a corrida tinha um total de 100 voltas, sendo que Bandini já estava na 87, com um tempo de mais de duas horas. Essa fatalidade foi uma das contribuições para que fosse estabelecido um limite de duas horas nas corridas.

Infelicidades à parte, é um brasileiro o detentor do maior número de vitórias em Mônaco, Airton Senna. O piloto conquistou seis vitórias entre 1987 e 1993, só não vencendo em 1988. Michael Schumacher é um dos pilotos que mais se aproxima do recorde, com cinco vitórias. De volta a F1 em 2010, não podemos descartar a possibilidade de ele igualar-se a nosso ídolo, até porque em Mônaco tudo é possível!

Um dos diferenciais do Circuito de Monte Carlo é a inclusão do túnel. O contraste entre claro/escuro, ao entrar e sair dele, não é encontrado em outro lugar. O piloto tem que adpatar sua visão, à medida que emerge do túnel, no trecho mais rápido do circuito.

Confira o Circuito:

monaco_gp_circuit

Ficha técnica:

Total de Km: 260, 520 km

Número de voltas: 78

Trocas de marcha por volta: 54

Dados históricos:

Primeira vitória: Juan Manuel Fangio – Alfa Romeo (1950)

Última vitória: Jenson Button – Brawn Mercedes (2009)

Piloto com mais vitórias: Airton Senna (6)

Construtora com mais vitórias: McLaren (14)

Agenda:

Treinos Livres:

13/05 – às 5h

13/05 – às 9h

15/05 – às 6h

Treino Oficial:

15/05 – às 9h

Corrida:

16/05 – às 9h

Imagens: divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário