COMUNIDADE DA AUSTRÁLIA
Capital: Camberra
Língua oficial: Inglês
Primeiro-Ministro: Kevin Rudd
População: 21.450.000 habitantes (2008)
AUSTRÁLIA - “Socceroos”
Apelidada de Socceroos, a seleção australiana conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após realizar uma ótima eliminatória asiática, terminando classificada no 1º lugar do seu grupo. A equipe teve 9 vitórias, 3 empates e 2 derrotas. Filiada à Federação Australiana de Futebol (FFA), os australianos, para garantir a vaga nas Copas, sempre precisaram vencer o torneio eliminatório da Oceania para terem o direito de disputar a repescagem contra a 5º melhor colocada nas eliminatórias sul-americanas. Entretanto, as regras foram alteradas para a competição da África do Sul. Atualmente, a Federação Australiana faz parte da Confederação Asiática de Futebol e, portanto, seu representante disputa agora com os países asiáticos o direito de participação na Copa do Mundo.
A Austrália já disputou dois Mundiais, 1974 e 2006. Coincidentemente, as duas competições ocorreram na Alemanha. Em 1974, a equipe do continente da Oceania não passou da 1º fase. Já em 2006, no mesmo grupo do Brasil, os australianos ficaram em segundo lugar e foram disputar as oitavas-de-final contra a Itália, sendo eliminados nesta partida, após perderem por 1 a 0.
Eliminatórias para a Copa da África do Sul
Grupo 1 | J | V | E | D | GF | GC | Pts |
Austrália | 14 | 9 | 3 | 2 | 19 | 4 | 30 |
3x0 3x1 Quatar (1ª rodada)
0x0 0x1 China
1x0 0x1 Iraque
1x0 2x0 Uzbequistão
4x0 0x0 Quatar (2ª rodada)
1x0 2x0 Bahrein
0x0 2x1 Japão
Classificada em 1º lugar
O que esperar
A seleção da Austrália faz parte do Grupo D, que também é composto por Alemanha, Sérvia e Gana. Com a boa atuação nas eliminatórias, não será surpresa se a equipe do meia Cahill garantir, pela segunda vez consecutiva, uma vaga para as oitavas-de-final. Porém, será difícil esperar mais do que isso, pois a falta de experiência da seleção em Mundiais pode atrapalhar bastante sua campanha na África do Sul.
Destaques
Tim Cahill (Meio-campista australiano, 30 anos)
Nascido em Sydney, o meia Cahill é considerado o craque do time australiano por grande parte da imprensa local. Jogador do Everton desde 2004, time da 1ª divisão do futebol inglês, o destaque da seleção foi fundamental para a classificação australiana, sendo um dos artilheiros do torneio eliminatório com 4 gols.
Cahill também fez parte da seleção que disputou a Copa da Alemanha. Em 2006, o craque foi o autor de dois gols e o grande responsável pela classificação da equipe na segunda colocação.
Principais Jogadores
Outra vez, um treinador holandês comandará a equipe na África do Sul, Pim Verbeek. Na Alemanha, o experiente técnico Guus Hiddink foi quem conduziu a seleção na surpreendente campanha de 2006. Apesar da pouca tradição do futebol australiano em Copas de Mundo, o provável time titular conta com alguns bons jogadores.
Harry Kewell é um dos principais nomes que podem contribuir para uma campanha da Austrália no Mundial. Ex-jogador do Liverpool e, atualmente, atleta do time turco Galatasaray, o habilidoso meia fez parte do elenco que jogou a última Copa, marcando apenas um gol. Exímio cobrador de faltas, a torcida australiana acredita na criatividade do meia como fator que ajudará a seleção a desempenhar um bom papel.
Possível escalação
Mark SCHWARZER, Luke WILKSHIRE , Lucas NEILL, Patrick KISNORBO, Scott CHIPPERFIELD, Jason ČULINA, Carl VALERI, Brett EMERTON, Tim CAHILL, Harry KEWELL, JOSHUA KENNEDY
Treinador: Pim Verbeek
Últimos jogos:
03/03 - 1x0 Indonésia
06/01 - 2x2 Kuwait
Próximos amistosos:
05/06 - Estados Unidos (Joanesburgo, África do Sul)
01/06 – Dinamarca (Joanesburgo, África do Sul)
24/05 - Nova Zelândia (Melbourne, Austrália)
Jogos da Copa:
13/06 – Alemanha (Durban, África do Sul)
19/06 – Gana (Rustemburgo, África do Sul)
23/06 – Sérvia (Nelspruit, África do Sul)
Ranking da FIFA: *20º com 833 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010
Participações em Copas do Mundo
2 participações
(1974 e 2006)
7 partidas
1 vitória
2 empates
4 derrotas
5 gols pró
11 gols contra
Melhores resultados: 14º lugar em 1974
Fotos: Divulgação e Getty Images
Nenhum comentário:
Postar um comentário