REINO DE ESPANHA
Capital: Madri
Língua oficial: Espanhol, catalão, valenciano, galego e basco
Presidente: José Luis Rodríguez Zapatero
População: 46.063.511 habitantes (2008)
ESPANHA - “La Furia Roja (A fúria vermelha)”
A seleção espanhola conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após fazer ótima campanha no torneio eliminatório da Europa, garantindo a sua classificação na primeira posição de seu grupo. Venceu todos os jogos que disputou. Atualmente ocupa a segunda colocação no ranking mundial de seleções da FIFA, sendo a única que já ocupou o primeiro lugar sem nunca ter conquistado o título de alguma Copa do Mundo.
Filiada à Real Federação Espanhola de Futebol (RFEF), a seleção já disputou doze edições de Copa do Mundo. Apesar da grande tradição no universo do futebol, a Espanha sempre decepcionou nas atuações em Mundiais. Sua melhor colocação foi em 1950, quando terminou em quarto lugar. Depois disso, conseguiu avançar somente até as quartas de final. Em 2010, a Fúria é mais uma vez uma das grandes favoritas a conquistar a Copa da África do Sul.
Eliminatórias para a Copa da África do Sul
Grupo 5 J V E D GF GC Pts
Eslovênia 10 10 0 0 28 5 30
1x0 e 5x2 Bósnia e Herzegovina
4x0 e 2x1 Armênia
3x0 e 3x0 Estônia
2x1 e 5x0 Bélgica
1x0 e 2x1 Turquia
Classificada em 1º lugar do Grupo 5
O que esperar
A seleção da Espanha faz parte do grupo H, que também é composto por Chile, Honduras e Suíça. A equipe do destaque Xavi não deverá enfrentar problema para conseguir sua classificação em 1º lugar, pois as outras seleções não são grandes ameaças para os objetivos dos espanhóis. Com a invencibilidade garantida nas eliminatórias europeias e o título da Eurocopa de 2008, a Fúria vem como grande favorita para levar seu inédito título em 2010.
No ano passado, a Espanha foi eliminada ainda nas semifinais pela seleção do Estados Unidos. Essa surpresa na competição fez com que muitos espanhóis deixassem de confiar na seleção nacional, acreditando que ela irá, mais uma vez, confirmar sua má fama desenvolvida ao longo da história das Copas do Mundo e ser precocemente eliminada. Apesar de que grandes jogadores do elenco correm o risco de estarem em más condições físicas na África do Sul e da ruim tradição em Copas, os espanhóis têm tudo para não para chegarem até as finais, contando com uma imensa capacidade de conquistar o título.
Destaques
Xavi Hernández (Meio-campista espanhol, 30 anos)
Nascido em Terrassa, o atual meia do clube espanhol Barcelona é o grande destaque da seleção da Espanha. Com grande capacidade de criação, ele é o principal responsável pela armação das jogadas do setor ofensivo da Fúria. Além de suas habilidades de organização e visão do jogo, Xavi costuma marcar alguns gols.
Melhor Jogador da Final da Champions League na temporada de 2008/2009, terceiro melhor jogador do Mundo em prêmio realizado pela FIFA e considerado pela UEFA o melhor meio-campista do ano de 2009, o jogador catalão conquistou o título espanhol desta temporada e vai para sua terceira Copa. O meia sabe que se vencer pela primeira vez o Mundial, poderá entrar para a história como um dos melhores armadores que já existiu.
Principais Jogadores
Com um elenco repleto de craques, não vai ser nada fácil para o treinador Del Bosque escalar os onze titulares. Todos os jogadores atuam em importantes clubes europeus e são peças fundamentais nas formações de seus times. Com uma seleção bastante equilibrada tecnicamente, a Fúria tem uma grande força na sua forma coletiva de jogar e conta com as mais diversas variações táticas na composição do time titular.
Principal responsável pela organização do setor ofensivo da seleção espanhola, o atual zagueiro do Barcelona, Carles Puyol, deverá ser um dos maiores responsáveis por uma boa atuação da Espanha na África do Sul. Acreditando que essa deverá ser sua última Copa, o atleta quer finalmente dar um título mundial ao seu país. Segundo ele, a seleção tem grandes chances na conquista do título.
Outra grande esperança da população espanhola é o atual atacante do Liverpool, Fernando Torres. Com uma incrível capacidade de marcar gols, ele deverá ser um dos jogadores que brigará pela artilharia da Copa. Em 2008, foi o autor do gol que deu o título da Eurocopa à Espanha. Com o intuito de chegar em sua melhor forma para disputar o Mundial, o atacante realizou uma artroscopia (cirurgia) no joelho direito há pouco mais de um mês e já está treinando para se recuperar da cirurgia. Deverá estar em totais condições para o jogo de estreia conta a seleção da Suíça.
Possível escalação
Iker CASILLAS, SERGIO RAMOS, Carles PUYOL, Gerard PIQUÉ, Álvaro ARBELOA, Xabi ALONSO, Cesc FABREGAS, Andrés INIESTA, XAVI, David VILLA e Fernando TORRES;
Treinador: Vicente del Bosque
Últimos jogos:
03/03 - 2x0 França
18/11 - 5x1 Áustria
14/11 - 2x1 Argentina
Próximos amistosos:
29/05 - Arábia Saudita (Innsbruck, Áustria)
03/06 - Coreia do Sul (Innsbruck, Áustria)
08/06 - Polônia (Múrcia, Espanha)
Jogos da Copa:
16/06 - Suíça (Durban, África do Sul)
21/06 - Honduras (Johanesburgo, África do Sul)
25/06 - Chile (Tshwane/Pretoria, África do Sul)
Ranking da FIFA: *2º com 1565 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010
Participações em Copas do Mundo
12 participações
(1934, 1950, 1962, 1966, 1978, 1982, 1986, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006)
49 partidas
22 vitórias
12 empates
15 derrotas
80 gols pró
57 gols contra
Melhor resultado: 4º lugar em 1950
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário