quarta-feira, 19 de maio de 2010

Faltam 22 dias para a Copa do Mundo

Estados Unidos

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

Capital: Washington
Língua oficial: Inglês
Presidente: Barack Obama
População: 308.758.000 habitantes (2010)

 

 

 

 

ESTADOS UNIDOS DA AMÉRICA

501px-US_Soccer_logo.svg

A seleção americana conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após fazer boa campanha no torneio eliminatório. Foram treze vitórias, dois empates e três derrotas. Filiada à Federação de Futebol dos Estados Unidos (USSF), a seleção já disputou oito edições de Copa do Mundo. Apesar do futebol ser ainda um esporte com pouca influência no país, os Estado Unidos chegam na África do Sul bem cotados para fazerem um bom torneio. Grande parte da imprensa esportiva brasileira considera que os americanos podem chegar até as quartas de final.

Toda essa confiança nos americanos deve-se ao fato do bom desempenho da seleção na Copa das Confederações no ano passado. Eles chegaram até a final, mas foram eliminados pelo Brasil depois de estarem vencendo a partida por 2 a 0. Além do vice-campeonato, a auto-estima dos americanos aumentou muito depois deles vencerem a favoritíssima Espanha nas semifinais. A competição mostrou que a equipe teve seu futebol bastante evoluído nos últimos anos.

 

Eliminatórias para a Copa da África do Sul

Equipe                     J    V    E    D   GF  GC   Pts
Estados Unidos       18   13   2    3    44   14    80

8x0 e 1x0 Barbados
1x0 e 2x0 Guatemala
1x0 e 6x1 Cuba
3x0, 1x2, 3x0 e 1x0 Trinidad e Tobago
2x0 e 1x2 México
2x2 e 2x1 El Salvador
3x1 e 2x2 Costa Rica
2x1 e 3x2 Honduras

Classificada em 1º lugar na chave da CONCACAF

 

O que esperar

A seleção dos Estados Unidos faz parte do grupo C, que também é composto por Argélia, Inglaterra e Eslovênia. A equipe do destaque Donovan não deverá enfrentar problemas para conseguir sua classificação para a segunda fase do Mundial, pois, excetuando-se a equipe inglesa, as outras seleções não são grandes ameaças para os objetivos dos americanos. A grande atuação na Copa das Confederações foi essencial para os jogadores do elenco da seleção. Em entrevista concedida ao site da FIFA, Donovan afirmou que a principal coisa que eles aprenderam foi a crença de que eles podem competir e vencer qualquer seleção do mundo se estiverem na melhor forma.

 

Destaques

Landon Donovan (Meio-campista americano, 28 anos)

Donovan

Nascido em Redlands, o atual meia-atacante do clube americano Los Angeles Galaxy é o grande destaque da seleção dos Estados Unidos. Com grande capacidade de criação, ele é o principal responsável pela armação das jogadas do setor ofensivo dos americanos.

Fez parte das equipes que atuaram na Copas de 2002 e 2006. No Mundial da Coreia do Sul/Japão, ele foi fundamental para levar os americanos até as quartas de final, marcando dois gols.

Artilheiro da Major League Soccer, sendo o autor de 20 gols, Donovan será pela terceira vez o principal nome do time titular e, certamente, os americanos irão depender bastante do rendimento dele para conseguirem repetir a boa campanha da Copa de 1950 e de 2002. Há 50 anos, foram os autores de uma das principais zebras da história das Copas, quando venceram a Inglaterra por 1 a 0, mesmo depois de terem perdido os dois primeiros jogos da competição.

 

Principais Jogadores

Altidore Tim Howard

Com a pouca tradição do futebol dos Estados Unidos em Copas de Mundo, o provável time titular conta com poucos bons jogadores e, somente, o zagueiro Onyewu atua num grande clube de ponta do futebol europeu. Ele joga no Milan, mas não faz parte do time titular.

Uma das maiores esperanças da torcida americana é Jozy Altidore, atacante do clube inglês Hull City, pois esperam que ele vá fazer uma boa campanha na África do Sul, ajudando a seleção nacional ao marcar seus gols. Com apenas 19 anos, teve uma boa atuação na Copa das Confederações e ficou marcado por fazer o primeiro gol da partida contra a Espanha, abrindo o caminho para a vitória dos Estados Unidos.

Um dos melhores goleiros do campeonato inglês, Tim Howard, jogador do Everton, deverá ser também um dos grandes responsáveis pelo bom desempenho dos americanos na África do Sul, ao realizar suas grandes defesas. Em 2009, conquistou o prêmio de Luva de Ouro pelas defesas na Copa das Confederações.

Atualmente no Borussia Mönchengladbach, o meio-campista Michael Bradley também merece destaque pelo fato de ser o filho do treinador Bob Bradley. Apesar da família estar no comando técnico da seleção, sua posição de titular deverá ser confirmada na Copa do Mundo pelo fato de exercer uma importante função de marcação no setor de meio-campo do time ao lado de Feilhaber, brasileiro naturalizado americano.

 

Possível escalação

Estados Unidos

Tim HOWARD, Jonathan SPECTOR, Oguchi ONYEWU, Carlos BOCANEGRA, Jonathan BORNSTEIN, Benny FEILHABER, Michael BRADLEY, Clint DEMPSEY, Ricardo CLARK, Landon DONOVAN e Jozy ALTIDORE;

Treinador: Bob Bradley

 

Últimos jogos:
03/03 - 1x2 Holanda
24/02 - 2x1 El Salvador
23/01 - 1x3 Honduras

Próximos amistosos:
25/05 - República Tcheca (East Hartford, Estados Unidos)
29/05 - Turquia (Filadéfia, Estados Unidos)
05/06 - Austrália (Roodespoort, Estados Unidos)

Jogos da Copa:
12/06 - Inglaterra (Rustemburgo, África do Sul)
18/06 - Eslovênia (Joanesburgo, África do Sul)
23/06 - Argélia (Tshwane/Pretoria, África do Sul)

Ranking da FIFA: *14º com 950 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010

 

Participações em Copas do Mundo

7 participações
(1930, 1934, 1950, 1990, 1994, 1998, 2002 e 2006)

25 partidas
6 vitórias
3 empates
16 derrotas

27 gols pró
51 gols contra

Melhor resultado: 3º lugar em 1930

Fotos: Divulgação e AP Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário