Num jogo tecnicamente fraco, o Ceará vence o Guarany por 1 a 0, com gol contra de Thiago Granja, e conquista o título de campeão do segundo turno de forma invicta. A partida ocorreu neste domingo(18), no estádio Castelão. Agora o alvinegro enfrentará o Fortaleza para decidir qual clube será o campeão do Cearense 2010.
Enquanto o Ceará veio com todos seus titulares à disposição do treinador PC Gusmão, o Guarany foi para a partida sem 4 titulares. Os atacantes Marco Túlio e Clodoaldo, o volante Ricardo Baiano e o zagueiro Carlos foram os desfalques da equipe sobralense.
O técnico do Ceará surpreendeu ao escalar o volante Careca e o atacante Misael como titulares com o intuito de dar mais movimentação ao meio-campo e ao ataque alvinegro, enquanto Erasmo Forte, treinador do Guarany, escalou Wanderley como único atacante de referência, prejudicando a criação ofensiva da equipe.
1º tempo
O Ceará iniciou a partida com maior posse de bola, mas se mostrava tímido na criação das jogadas. Cauteloso no começo do jogo, a equipe alvinegra realizava intensa troca de passes, tentando achar as falhas da defesa do Guarany. O time de Sobral apenas assistia ao Ceará jogar, esperando em seu campo de defesa o setor ofensivo do Alvinegro criar as chances de gol.
Já aos 15 minutos, a equipe de PC Gusmão abriu o placar, após um cruzamento de Misael que o goleiro Jefferson espalmou, sobrando a bola para Geraldo que fez 1 a 0, depois de desviar em Thiago Granja. O árbitro Paulo César de Oliveira considerou gol contra do jogador do time de Sobral.
Mesmo após o gol, o Guarany continuou bastante recuado. Porém o Ceará, cometendo a mesma falha da partida passada contra o Crato, relaxou e a produtividade do ataque do time alvinegro caiu de qualidade, principalmente pela ausência de potencial ofensivo dos laterais Diogo e Thyago Fernandes.
A partir dos 27 minutos, a equipe de Erasmo Forte começou a subir ao ataque com maior frequência, mas não passava do sistema defensivo do Ceará e não trazia praticamente nenhum perigo ao goleiro Diego. Com a cobertura dos volantes Michel e João Marcos à linha de zagueiros do Alvinegro, o time de Sobral sentia dificuldades para chegar ao empate.
2º tempo
O retrato do final do 1º tempo se repetiu na segunda etapa da partida, mas dessa vez o domínio foi totalmente da equipe de Sobral, que continuava ineficiente na criação de jogadas que ameaçassem o time alvinegro.
O Ceará, poucas vezes, foi ao ataque. Com a entrada de Luizinho no lugar de Diogo no intervalo, parecia que o Ceará recuperaria seu bom futebol, mas a equipe sentia o cansaço e passou praticamente todo o segundo tempo em seu campo de defesa. Essa situação se tornou mais evidente quando Geraldo perdeu um pênalti aos 20 minutos, marcado após o volante Garrinchinha pôr a mão na bola na tentativa de impedir um passe de Misael para Geraldo.
No final da partida, sem objetividade ofensiva, o time sobralense ficou exausto, não causou medo ao Ceará e ficou fácil para o time de PC Gusmão manter o placar.
Nos dois próximos domingos às 16h, Ceará e Fortaleza se enfrentarão para definir o campeão de 2010. O treinador do Fortaleza, Zé Teodoro, assistiu à final do segundo turno no estádio Castelão e promete surpreender a equipe do Ceará. Muita emoção vem por aí e arriscar um palpite para esse Clássico-Rei é algo impensável.
Eu arrisco um palpite!
ResponderExcluirVai cair uma bomba no estádio! \o/
:P
Brinks.