Em ano de Copa do Mundo na África do Sul, a zebra apareceu mesmo foi no Campeonato Brasileiro, o Ceará é a grande surpresa da competição. Finalizou a sétima rodada como vice-líder. Com a mesma pontuação que o líder Corinthians, dezessete pontos, mas com um saldo menor de gols, o time paulista tem sete, e o cearense, seis. O Ceará está invicto com cinco vitórias, dois empates e com a melhor defesa, o Alvinegro só sofreu um gol em sete jogos.
O time não faz um futebol bonito, joga na retranca, esperando para jogar em contra-ataque, obrigando a equipe adversária a partir para o ataque. A tática vem dando certo, mas não é bom contar com o velho ditado: " em time que tá ganhando não se mexe". Pc Gusmão ainda tem muito o que trabalhar para que a equipe volte dessa quarentena com os jogos da Copa, em perfeita condição de continuar competindo. O caminho é longo, são trinta e oito rodadas, passaram-se apenas sete e muitas equipes só irão entrar de verdade na competição depois do Mundial.
A equipe cearense foi praticamente construída na Série B, na temporada de 2009, foi ela que garantiu a subida do time para a Série A, talvez, por isso, continua jogando da mesma maneira que jogava no ano passado. Para competir com os "grandes" e continuar ganhando, algumas mudanças devem ser feitas. Talvez a principal, seja criar novas técnicas de jogar, tentar surpreender o adversário com mudanças táticas dentro do campo. O Vovô erra muito nas finalizações, talvez seja a hora de avançar os atacantes para facilitar a recepção da bola mais próximo da área adversária, claro, nesse caso, os meias e centro-avantes teriam que trabalhar mais.
Outra mudança interessante seria a criação de jogadas também pelo meio de campo, além de continuar a jogar pelas laterais como já é o costume do Alvinegro, isso ajudaria a trabalhar melhor a posse de bola que é comum ao Ceará. Um erro recorrente do Vovô é ficar batendo bola dentro do próprio campo ou fazendo inversões muito longas, correndo o risco de errar os passes e obrigar a sua defesa a trabalhar mais.
Falando em defesa, esta é realmente o melhor ataque do time. Os zagueiros Fabrício, Anderson e Jorge Luís estão dando conta de impedir que a bola chegue ao gol, é incrível a facilidade com que desarmam os ataques adversários. Quando a bola passa encontra Diego que está se revelando um bom goleiro. No jogo contra o Avaí, a entrada dos meias Erick Flores e Lopes fez um diferencial na partida, podendo ser essa uma das possibilidades de alternância do time de Pc Gusmão.
O Ceará não passará a temporada da Copa descansando. Além dos treinamentos, o time também estará no Nordestão, ótima oportunidade de aprimoramento para a equipe, evitando a perda de ritmo.
O Alvinegro terá uma preocupação a menos na volta do Campeonato: o Castelão não irá ser fechado até que o Presidente Vargas (PV) seja reformado. Por enquanto, as reformas que irão acontecer no Castelão serão fora do campo: a construção de uma pracinha no entorno e a ampliação do estacionamento, o que não impedirá o acontecimento das partidas. Por falar em partidas, a oitava rodada terá líder e vice-líder em confronto direto no dia 14 de julho no Castelão. O campeonato voltará fervendo.
Foto: Diário do Nordeste
Nenhum comentário:
Postar um comentário