sábado, 26 de junho de 2010

Uruguai e Coreia do Sul decidem a primeira vaga das quartas de final

Acontece às 11h deste sábado (26) o primeiro jogo das oitavas de final do Mundial de 2010. Marcadas mais por campanhas passadas, Uruguai e Coreia do Sul surpreenderam ao passar de fase. As duas seleções eram vistas com bastante desconfiança no início da Copa, pois várias falhas eram apontadas em seus elencos. A partida vai ocorrer no estádio Nelson Mandela Bay, em Port Elizabeth.


A única oportunidade de confronto entre as duas seleções na história das Copas do Mundo ocorreu em 1990, numa partida válida pela primeira fase. Os sul-americanos levaram a melhor, ao vencerem por 1 a 0. O atual treinador uruguaio, Oscar Tabárez, também era o comandante da Azul-celeste naquela ocasião. Essa vitória sobre os sul-coreanos garantiu aos uruguaios uma vaga nas oitavas do Mundial de 1990, enquanto a Coreia do Sul foi eliminada.

 

Uruguai 

Os uruguaios eram apontados como a seleção mais fraca do grupo A. Grande parte da imprensa esportiva afirmava que essa equipe não possuía o mesmo espírito de raça uruguaia, tão característico da seleção da década de 50 e que, mais uma vez, o Uruguai seria eliminado ainda na primeira etapa da competição por estar numa difícil chave que tinha os “Donos da casa” e a última vice-campeã mundial, a França.

Porém, o que se viu foi o inverso. Com um ataque bastante veloz e com a criação de jogadas eficazes, o lado esquerdo uruguaio foi a principal arma dos sul-americanos nesses três jogos. Forlán e Suarez são os principais nomes dessa forte produção ofensiva uruguaia. Se o ataque mostrou muita força, a defesa comandada por Diego Lugano, ex-jogador do São Paulo, também apresentou muita organização. Em três partidas disputadas, o Uruguai marcou 4 gols e não levou nenhum.

A última vez que os uruguaios chegaram até as oitavas de final foi em 1990 e, desde 1970, eles não chegam até as quartas de final, quando conseguiram disputar venceram e conseguiram disputar até as semifinais. Segundo o treinador Oscar Tabárez, o atual elenco da seleção do Uruguai disputa esse Mundial sabendo que a torcida uruguaia não agüenta mais ficar tanto tempo sem presenciar uma boa campanha de sua seleção nacional. “Nós entramos nesta Copa do Mundo empenhados em apresentar um futebol melhor do que os times anteriores que representaram o Uruguai”, destacou o técnico Oscar Tabárez.

Campanha
0x0 França
3x0 África do Sul
1x0 México

 

Coreia do Sul

Enquanto os uruguaios são lembrados por antigas Copas do Mundo, os sul-coreanos são vistos como uma seleção que está em grande processo de ascensão. Em 2002, quando foi um dos países que sediou o Mundial, a Coreia do Sul foi até as semifinais. “Aquele era o melhor time de nossa história, e tenho muito orgulho por ter participado dele. Temos que esperar esta Copa acabar para podermos analisar os resultados”, afirmou o destaque Park. Os sul-coreanos surpreenderam mais uma vez nesta Copa, apresentando um futebol de bastante técnica e de bom toque de bola.

Na primeira rodada contra a Grécia, sua melhor atuação, a Coreia do Sul se apresentou como uma equipe que prioriza as ações ofensivas. As iniciativas de ataque dos sul-coreanos ocorrem principalmente pelo lado direito. As subidas ao ataque do lateral Cha Du-Ri se mostraram como perigosas estratégias ofensivas. O lado direito da equipe asiática também é forte por ser o setor que o meio-campista Park Ji-Sung atua. O meia do Manchester United é o principal responsável pela criação das situações de gol da Coreia do Sul.

Campanha
2x0 Grécia
1x4 Argentina
2x2 Nigéria

 

 

O jogo

A busca pela jogadas ofensivas por parte das duas equipes promete, portanto, proporcionar à partida grande movimentação. Será interessante, também acompanhar o confronto entre o lado esquerdo uruguaio e o lado direito da seleção sul-coreana. Com as constantes saídas ao ataque do lateral direito Cha Du-ri, o sistema defensivo dos asiáticos pode ficar muito exposto às jogadas velozes de Forlán e Suarez. Nenhuma das duas seleções conta com desfalques.

 

Ficha técnica

Local: Estádio Nelson Mandela Bay, Port Elizabeth
Data: 26/06, sábado
Horário: 11h
Árbitro: Wolfgang Stark (ALE)

Uruguai
1- Muslera, 16- Pereira, 2-Lugano, 3- Godin e 4- Fucile; 15- Perez, 17- Arévalo e 11- Pereira; 10- Forlan; 9- Suárez e 7- Cavani

Técnico: Oscar Tabárez

Coreia do Sul
18-Jung Sung-Ryong, 22-Cha Du-Ri, 4-Cho Yong-Hyung, 14-Lee Jung-Soo e 12-Lee Young-Pyo; 7-Park Ji-Sung, 8-Kim Jung-Woo, 16-Ki Sung-Yong, 17-Lee Chung-Yong; 10-Park Chu-Young, 20-Lee Dong-Gook

Técnico: Huh Jung-Moo

Foto: Espn Brasil

Um comentário:

  1. Pois é...deu Uruguai.

    Queria que a Coréia tivesse passado... mas enfim... resta torcer agora pela Gana.

    o/

    ResponderExcluir