quinta-feira, 10 de junho de 2010

A festa já começou

Ceremony

Espetacular! Essa é a palavra mais simples em que posso resumir a festa de abertura da Copa do Mundo da África do Sul. Foram mais de 3 horas de apresentações musicais de todos os cantos do mundo que subiram ao palco para celebrar a primeira Copa no continente africano.

Apesar da proibição das vuvuzelas, o público que lotou o estádio Orlando, em Soweto, Joanesburgo, recebeu com grande entusiasmo grandes nomes da música internacional e ainda participações de grandes jogadores, anunciando vídeos da campanha 1GOAL de educação para todos.

Quem abriu a noite foi o instrumentista Hugh Masekela e a cantora Lira, ambos sul-africanos, cantando a música “Pata Pata”, sucesso na voz da falecida esposa de Makeba, Miriam. Depois foi a vez de Joseph Blatter, presidente da FIFA, e Jacob Zuma, presidente da África do Sul, darem as boas-vindas à Copa no país africano.

John John Legend e Angelique Kidjo

Um dos momentos mais animados da cerimônia foi a apresentação do grupo americano multirracial, Black Eyed Peas, que levou a multidão ao delírio ao cantar os sucessos “Boom Boom Pow” e “I Gotta Feeling”. Ainda passaram pelo palco o casal cego de Mali, Amadou & Mariam, a ganhadora do Grammy, Angelique Kidjo de Benim, que também se apresentou com o americano John Legend e Vusi Mahlasela.

BEPBlack Eyed Peas

O cantor de folk sul-africano, Vusi Mahlasela, chamou ao palco o arcebispo Desmond Tutu, ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1984, que fez um discurso em homenagem ao ex-presidente sul-africano, Nelson Mandela, conhecido também por Madiba. Mandela não compareceu à festa, mas um vídeo foi exibido nos telões homenageando o ex-líder político.

Vieux Farka Touré de Mali, Juanes da Colômbia que também cantou com o Taboo, integrante do Black Eyed Peas, o grupo com influências árabes, Tinariwem, a americana Alicia Keys, os sul-africanos do BLK JKS (Black Jacks), Big Nuz & DJ Tira, The Parlotones também subiram ao palco do evento.

O rapper somaliano, naturalizado canadense, K’naan, cantou um dos hinos dessa Copa com a participação de will.i.am, do Black Eyed Peas, “Wavin’ Flag”. A canção foi acompanhada pela plateia que balançava suas bandeiras na hora da música. Will.i.am conseguiu agarrar uma bandeira brasileira e a sacudiu até o fim da apresentação. Ao final do show, ele ainda segurava a bandeira brasileira.

Ao longo da festa, vários ex-jogadores, como Franz Beckenbauer, Sócrates e Viera apresentaram vídeos da campanha apoiada pela FIFA que luta pelo direito à educação: 1GOAL.

Shakira Shakira

Para encerrar com grande estilo, a cantora colombiana Shakira cantou os sucesso “She Wolf”, “Hips Don’t Lie” e a canção oficial da Copa “Waka Waka (This Time For Africa)”, acompanhada da banda Freshlyground e do Coral Mzansi.

Se a cerimônia de abertura já apresentou um pouco de como vai ser essa Copa, não perca então as partidas do torneio com a cobertura do Esporte In Notícia.

Fotos: FIFA/Getty Images

Um comentário:

  1. SHAKIRA DEEEEEEEEEEEEEEEEEEEVA!
    Linda, cantou pra caralho, encantou e foi foda, o show! Falei! \o/

    ResponderExcluir