Símbolos da Copa da África do Sul
A poucos dias de começar a Copa na África do Sul, apresentaremos os símbolos dessa edição. Desde de 1966, na Copa da Inglaterra, a FIFA adotou em todos os Mundiais um mascote que fosse a cara do país que sediasse o evento. Na África do Sul, o mascote escolhido é um leopardo de nome Zakumi, uma mistura de ZA, abreviação de Zuid-Afrika (África do Sul em holandês) e KUMI que quer dizer 10, o ano da Copa. Zakumi tem as cores do uniforme da seleção Bafana Bafana com os escritos “África do Sul 2010” na camiseta.
ZAKUMI
Criador: Andries Odendaal
Foi apresentado pela primeira vez em 22 de setembro de 2008. “Nasceu” em 1994, ano em que marca o fim do regime apartheid do país. O mascote comemora aniversário no dia 16 de junho, dia da Juventude no país.
Veja uma animação de apresentação do mascote da Copa:
JABULANI
A já tão castigada Jabulani é a bola oficial escolhida pela FIFA para os jogos desta Copa. Fabricada pela empresa alemã de artigos esportivos e parceira da FIFA, Adidas, a bola tem sido alvo constante de críticas em relação ao seu desempenho nos treinos e amistosos que as seleções fizeram antes do início da competição.
A bola apresenta 8 gomos em 3D que foram unidos para dar um aspecto mais cilíndrico na bola, tornando-a mais leve do que as bolas jogadas nas edições anteriores da Copa. Essa menor resistência ao ar, faz com que a bola trace um caminho imprevisível. Característica que virou alvo de críticas de jogadores de diversas seleções que já a utilizaram.
Críticas à parte, Jabulani significa “celebrar” em zulu, uma das 11 línguas oficiais do país. Pensando nisso, Andy Harland, designer da bola, desenvolveu a bola e pôs 11 cores representando cada tribo do país. O número 11 também representa o número de jogadores de cada seleção, 11 línguas oficiais do país e a 11ª vez que a Adidas produz bolas para a Copa do Mundo. A bola foi apresentada pela primeira vez em 4 de dezembro de 2009 durante o sorteio dos grupos.
Uma bola especial na cor dourada será usada na final da competição que será realizada no estádio Soccer City, na cidade de Joanesburgo. A “Golden Ball” se chama Jo’bulani em homenagem à cidade de Joanesburgo que é conhecida por “Jo’burg”. Essa é a segunda vez que a empresa alemã produz uma bola especial para a final da Copa do Mundo. Em 2006, a “Teamgeist Berlin” foi a bola dourada usada na final entre Itália e França, na Copa da Alemanha. As bolas, tanto a Jabulani como a Jo’bulani, já se encontram à venda em lojas de materiais esportivos com preço médio de R$ 50.
Imagens: Divulgação
Vídeos: YouTube
Nenhum comentário:
Postar um comentário