terça-feira, 4 de maio de 2010

Faltam 37 dias para a Copa do Mundo

Africa do Sul

REPÚBLICA DA ÁFRICA DO SUL

Capital: Pretória
Línguas oficiais: Africâner, Inglês, isiNdebele, Sesotho sa Leboa (Sotho do Norte), Sesotho (Sotho do Sul), siSwati, Xitsonga, Setswana, Tshivenda, isXhosa e isiZulu

Presidente: Jacob Zuma
População: 47.900.000 habitantes (2008)


ÁFRICA DO SUL - “Bafana Bafana”

South_Africa_FA

Apelidada de Bafana Bafana (os meninos), a seleção sul-africana conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA por sediar a Copa. Filiada à Associação Sul-africana de Futebol e à Confederação Africana de Futebol (CAF), passou 31 anos banida de qualquer competição da FIFA, pois a Federação do país praticava uma divisão do time entre negros e brancos, herança do sistema de apartheid.

Estreou pela primeira vez numa Copa do Mundo no Mundial da França em 1998. Conseguiu vaga para a Copa da Coreia do Sul/Japão em 2002, mas em ambas as participações, os sul-africanos não passaram da 1ª fase. As esperanças de um bom desempenho da seleção no próximo mundial não são muito grandes, pois a equipe mostrou bastante deficiência técnica nos últimos amistosos que realizou, mesmo com equipes que não ocupam o topo do ranking da Fifa. A equipe chegou, inclusive, a empatar sem gols com a equipe de juniores do Cruzeiro e a perder por 2 a 1 para os reservas do time do Santos, em amistosos realizados no Brasil.


O que esperar

A seleção da África do Sul faz parte do grupo A, que também é composto por México, Uruguai e França. A anfitriã está se sentindo muito pressionada para não ser o primeiro país-sede a ter sua seleção eliminada ainda na 1º etapa da competição. Definitivamente, não é um dos favoritos para passar de fase, pois está num grupo bastante forte, que contém dois antigos campeões mundiais e o México que cresceu bastante nos últimos anos. Entretanto, o fato de jogar em casa pode ser um fator essencial para ajudar a equipe a garantir a classificação inédita do país para as oitavas-de-final e é isso que sua torcida espera.


Destaques

Carlos Alberto Parreira (Técnico brasileiro, 67 anos)

Parreira

Em Copas do Mundo, já treinou quatro seleções diferentes, Arábia Saudita(1998), Brasil(1994 e 2006), Emirados Árabes (1990) e Kuwait (1982); Com a seleção brasileira, conquistou a Copa de 1994 e foi eliminado nas quartas-de-final na Copa de 2006; O técnico brasileiro chegou para treinar a seleção da África do Sul em 2007. Porém, alegando problemas particulares, o treinador deixou a seleção sulafricana sem ter feito bom trabalho segundo a imprensa local. Para seu lugar, foi contratado outro treinador brasileiro, Joel Santana, que foi demitido mesmo após boa campanha na Copa das Confederações. Em 2009, Parreira voltou para comandar os Bafana Bafana na Copa de 2010 e a população do País confia nele para evitar que a seleção decepcione os tocadores de Vuvuzela (corneta).

A seleção da África do Sul faz parte do grupo A, que também é composto por México, Uruguai e França. A anfitriã está se sentindo muito pressionada para não ser o primeiro país-sede a ter sua seleção eliminada ainda na 1º etapa da competição. Definitivamente, não é um dos favoritos para passar de fase, pois está num grupo bastante forte, que contém dois antigos campeões mundiais e o México que cresceu bastante nos últimos anos. Entretanto, o fato de jogar em casa pode ser um fator essencial para ajudar a equipe a garantir a classificação para as oitavas-de-final e é isso que os sul-africanos esperam.


Principais jogadores

pienaar_57811t benni-mccarthy

O meia Pienaar é o jogador em que a torcida tem mais expectativas de boa atuação. O atleta é jogador do Everton desde 2007, equipe da primeira divisão do campeonato inglês e fez parte da seleção que disputou a Copa de 2002. Outro jogador bastante cotado como um das armas do treinador Parreira é o atacante Benni McCarthy, jogador do West Ham, time que também joga na primeira divisão do campeonato inglês. McCarthy foi o jogador mais relacionado nas copas em que a África do Sul participou, atuando nos times principais de 1998 e 2002. Apesar de seu histórico, o atacante corria perigo de não ser levado para o Mundial, pois havia deixado de ser convocado por indisciplina, porém voltou a fazer parte do elenco, depois de Parreira aceitar a pressão popular e voltar a convocar o jogador.


Possível escalação

Africa

Itumeleng KHUNE, Siboniso GAXA, Matthew BOOTH, Lebohang MOKOENA, Tsepo MASILELA, MacBeth SIBAYA, Kagisho DIKGACOI, Teko MODISE, Steven PIENAAR, Katlego MPHELA e Benni MCCARTHY;

Treinador: Carlos Alberto Parreira



Últimos jogos:
28/04 – 2x0 Jamaica
22/04 - 0x0 Coreia do Norte
03/04 – 2x1 Santos-Brasil

Próximos amistosos:
27/05 – Colômbia (Joanesburgo, África do Sul)
05/06 - Dinamarca (Joanesburgo, África do Sul)

Jogos da Copa:
11/06 - México (Joanesburgo, África do Sul)
16/06 - Uruguai (Pretória, África do Sul)
22/06 - França (Bloemfontein, África do Sul)

Ranking da FIFA: *90º com 369 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010


Participações em Copas do Mundo

2 participações
(1998 e 2002)

6 partidas
1 vitória
3 empates
2 derrotas

8 gols pró
10 gols contra

Melhor resultado: 17º lugar em 2002

Fotos: Divulgação e Getty Images

Um comentário:

  1. Caramba que vocês são uma enciclopedia da Copa, mesmo. '-'

    Muito bom.
    =D

    ResponderExcluir