REPÚBLICA DO GANA
Capital: Acra
Língua oficial: Inglês
Presidente: John Evans Atta Mills
População: 23.382.848 habitantes (2008)
GANA – “The Black Stars (Os Estrelas Negras)”
A seleção ganesa conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após fazer um torneio eliminatório sem muitos problemas. Foram oito vitórias, um empate e três derrotas. Filiada à Associação Ganesa de Futebol(GFA), a seleção disputou apenas uma edição de Copa do Mundo, 2006. Surpreenderam ao serem a única equipe do continente africano a passarem da primeira fase, eliminando a favorita República Tcheca de Pavel Nedved, mas foram excluídos do Mundial nas oitavas de final, após perderem para o Brasil pelo placar de 3 a 0.
Eliminatórias para a Copa da África do Sul
Grupo D J V E D GF GC Pts
Gana 12 8 1 3 20 8 25
3x0 e 0x1 Líbia
3x2 e 3x0 Lesoto
0x2 e 2x0 Gabão
1x0 e 0x1 Benin
2x0 e 2x2 Mali
2x0 e 2x0 Sudão
Classificada em 1º lugar do Grupo D
O que esperar
A seleção de Gana faz parte do grupo D, que também é composto por Alemanha, Austrália e Sérvia. A equipe ganesa pode ter dificuldades para passa da primeira fase da competição, como fez em 2006, pois a contusão do destaque Essien é um fator que prejudicará bastante a organização do setor de meio-campo ganes. Outro ponto que pode dificultar um bom desempenho dos Estrelas Negras é o fato das outras equipes da chave representarem forte ameaça para a classificação ganesa, pois não existe nenhuma seleção no Grupo D que pode ser descartada de uma possível ida para a segunda fase do torneio. A verdade é que, independentemente da atuação na África do Sul, Gana representa uma grande força ascendente do futebol africano e suas campanhas nas próximas Copas só tende a melhorar.
Destaques
Michael Essien (Meio-campista ganês, 27 anos)
Nascido em Accra, o atual meio-campista do time inglês Chelsea é o grande destaque da seleção de Gana. Ele é fundamental no setor de meio-campo ganês, pois tem a capacidade de atuar em diversas funções.
É um jogador verdadeiramente incansável, pois consegue percorrer todos os lados do campo durante a partida. Duas vezes campeão inglês, duas vezes vencedor do campeonato francês e eleito o melhor jogador africano de 2006, Essien ainda é dúvida no elenco que disputará a Copa.
Na última Copa das Nações Africanas, o volante sofreu uma contusão no joelho e, segundo ele, deverá ficar de fora da primeira rodada. Afirmou que ficará desapontado, mas disse que não atuará se não estiver em totais condições de jogo.
Principais Jogadores
As boas campanhas de Gana nas competições dos últimos anos são reflexos do longo trabalho de formação de atletas que o país está desenvolvendo. Em 2009, foi a seleção de futebol campeã mundial sub-20 e vários jogadores desse elenco foram incorporados ao time que vai para a África do Sul. Os destaques do elenco, como Appiah, Essien e Muntari, são todos resultados de preocupação com as categorias de base da seleção.
Stephen Appiah, atual meio-campista do clube italiano Bologna, fez parte da equipe que disputou a Copa da Alemanha. Era o capitão da seleção. Conhecido pela sua humildade, o meia é essencial na conciliação de confrontos internos e bastante respeitado pelo os outros atletas que compõem o elenco. Em 2006, foi o autor do gol que deu a classificação para as oitavas de final. Duas vezes campeão italiano, o jogador poderá ajudar Gana na África do Sul com seu potencial em chutes a longa distância.
Sulley Muntari, atual meia da Inter de Milão, é uma das esperanças da torcida de Gana. Sua criatividade e seus chutes fortes deverão ajudar na campanha dos Estrelas Negras. Em 2009, quando a seleção estava concentrada para a realização de um amistoso contra Angola, o jogador fugiu e não quis pedir desculpas ao treinador Milovan Rajevac pelo ato de indisciplina. Por esse motivo, ficou de fora da Copa das Nações Africanas do início do ano. Somente depois de um período, ele procurou se desculpar com o técnico, garantindo sua vaga no time titular do próximo Mundial.
Possível escalação
Richard KINGSON, Samuel INKOOM, Isaac VORSAH, Lee ADDY, Hans SARPEI, Anthony ANNAN, Michael ESSIEN, Stephen APPIAH, Sulley MUNTARI, Kwadwo ASAMOAH e Asamoah GYAN
Treinador: Milovan Rajevac
Últimos jogos:
03/03 - 2x1 Bósnia e Herzegovina
31/01 - 0x1 Egito
28/01 - 1x0 Nigéria
Próximos amistosos:
01/06 - Holanda (Roterdã, Holanda)
05/06 - Letônia (Milton Keynes, Inglaterra)
Jogos da Copa:
13/06 - Sérvia (Tshwane/Pretoria, África do Sul)
19/06 - Austrália (Rustemburgo, África do Sul)
23/06 - Alemanha (Joanesburgo, África do Sul)
Ranking da FIFA: *32º com 802 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010
Participações em Copas do Mundo
1 participação
(2006)
4 partidas
2 vitórias
0 empates
2 derrotas
7 gols pró
3 gols contra
Melhor resultado: 13º lugar em 2006
Fotos: Divulgação e MTN Football
Nenhum comentário:
Postar um comentário