PAÍSES BAIXOS
Capital: Amsterdã
Língua oficial: Holandês
Primeiro-ministro: Jan Peter Balkenende
População: 16.570.613 habitantes (2007)
HOLANDA – “Carrossel Holandês”
A seleção holandesa conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após garantir a classificação com uma ótima campanha nas eliminatórias da Europa. Venceu todos os oito jogos que disputou. Os holandeses já participaram de oito edições de Copas do Mundo. Apesar da sua tradição no universo do futebol e de seu favoritismo para chegar longe na competição da África do Sul, eles nunca conquistaram o título de uma Copa.
Filiada à Real Associação de Futebol da Holanda (KNVB), a Laranja Mecânica teve seu melhor desempenho em 1974, quando a equipe priorizava a qualidade do toque de bola e todos os jogadores percorriam todo o campo, assumindo diferentes posições durante as partidas. Mesmo com todo o favoritismo da equipe liderada por Johan Cruyff, eles perderam na final para a Alemanha Ocidental e adiaram, outra vez, o título. Essa equipe ficou conhecida como Carrossel Holandês e é, atualmente, a principal referência para a população e o elenco holandeses.
Eliminatórias para a Copa da África do Sul
Grupo 9 J V E D GF GC Pts
Holanda 8 8 0 0 17 2 24
2x1 e 4x0 Macedônia
2x0 e 2x1 Islândia
3x0 e 1x0 Escócia
1x0 e 2x0 Noruega
Classificada em 1º lugar do Grupo 9
O que esperar
A seleção da Holanda faz parte do grupo E, que também é composto por Camarões, Dinamarca e Japão. Mesmo com as dificuldades enfrentadas para garantir uma defesa consistente na marcação, a equipe do destaque Sneijder vai como a principal favorita para garantir o primeiro lugar do grupo, pois representa a maio força tradicional da chave. Apontada como uma das grandes favoritas para a conquista do Mundial, os holandeses querem esquecer o estigma de que sempre formam um time competitivo, mas não conseguem conquistar nada.
Destaques
Wesley Sneijder (Meio-campista holandês, 25 anos)
Nascido em Utrecht, o atual meio-campista da Internazionale é a arma principal do setor de meio campo dos holandeses. Com grande capacidade de visão de jogo, precisão nos passes e exímio cobrador de faltas, Sneijder é fundamental para a seleção desde que fez sua estreia. Em sua primeira partida, a Holanda venceu a Escócia por 6 a 0. O destaque foi essencial para a goleada, marcando um gol e sendo responsável por três assistências. Eleito o maior talento holandês no ano de 2004, vencedor da principal competição da Holanda e campeão espanhol, a atuação do meia na África do Sul é também motivo de preocupação, pois seu difícil temperamento pode prejudicar bastante sua equipe quando estiverem numa partida decisiva.
Principais Jogadores
Caracterizada pela falhas na defesa da equipe, a preferência da população holandesa e de grande parte da imprensa local é a prioridade no setor ofensivo. Na possível escalação para o Mundial deve ser adotado o esquema 4-5-1. Dos cinco jogadores que compõem o meio-campo, dois são atacantes de origem, demonstrando a preocupação de se montar um time que jogue para frente e tenha facilidades na marcação de gols.
Arjen Robben, atacante do Bayern de Munique, é um dos atletas que dará força ao ataque da Holanda. Jogador de bastante velocidade e habilidoso em seus dribles, ele fez parte do elenco que disputou a Copa de 2006, quando os holandeses foram eliminados por Portugal nas oitavas de final. Na fase de grupos, foi escolhido o melhor jogador em campo nas partidas contra a Sérvia e Montenegro e Costa do Marfim, entrando para o seleto grupo de oito atletas que já receberam esse prêmio mais de uma vez. Campeão holandês, vencedor do campeonato inglês e campeão da principal competição espanhola. A campanha da equipe holandesa certamente dependerá da boa atuação do atacante.
Dirk Kuyt, atacante do Liverpool, é outro nome que fortalece ainda mais o poderoso setor ofensivo da Holanda. Com grande capacidade de marcar gols, ele foi o autor de 76 gols em 101 partidas disputadas pelo campeonato holandês, quando atuava no Feynord. Em 2007, o atacante teve a chance de conquistar o título da Liga dos Campeões, marcando um gol na final, mas o Milan fez dois e venceu a competição.
Possível escalação
Maarten STEKELENBURG; Gregory VAN DER WIEL, Andre OOIJER, Joris MATHIJSEN e Giovanni VAN BRONCKHORST; Mark VAN BOMMEL, Rafael VAN DER VAART, Wesley SNEIJDER, Robin VAN PERSIE e Arjen ROBBEN; Dirk KUYT;
Treinador: Bert van Marwijk
Últimos jogos:
03/03 - 1x0 Estados Unidos
18/11 - 0x0 Paraguai
14/11 - 0x0 Itália
Próximos amistosos:
26/05 - México (Freiburg, Alemanha)
01/06 - Gana (Roterdã, Holanda)
05/06 - Hungria (Amsterdã, Holanda)
Jogos da Copa:
14/06 - Dinamarca (Joanesburgo, África do Sul)
19/06 - Japão (Durban, África do Sul)
24/06 - Camarões (Cidade do Cabo, África do Sul)
Ranking da FIFA: *4º com 1221 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010
Participações em Copas do Mundo
8 participações
(1934, 1938, 1974, 1978, 1990, 1994, 1998, 2006)
36 partidas
16 vitórias
10 empates
10 derrotas
56 gols pró
38 gols contra
Melhor resultados: 2 vezes vice-campeã em 1974 e 1978
Fotos: Divulgação
Nenhum comentário:
Postar um comentário