segunda-feira, 24 de maio de 2010

Faltam 17 dias para a Copa do Mundo

Honduras

REPÚBLICA DAS HONDURAS

Capital: Amsterdã
Língua oficial: Espanhol
Presidente: Porfirio Lobo Sosa
População: 7.810.848 habitantes (2009)

 

 

 

 

HONDURAS – “Los catrachos (sinônimo de hondurenhos)”

Honduras_football_badge

A seleção hondurenha conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após enfrentar dificuldades no torneio eliminatório. Mesmo com a vitória por 1 a 0 contra El Salvador em jogo válido pela última rodada, Honduras precisou depender de um empate entre Estados Unidos e Costa Rica. Ao todo, foram dez vitórias, dois empates e seis derrotas.

Os hondurenhos disputaram apenas uma edição de Copa do Mundo, a Copa de 1966. Eles não fizeram um bom Mundial, sendo eliminados ainda na primeira fase. Surpreenderam ao empatar com a Espanha em 1 a 1 na estreia da competição. Na segunda partida, arrancaram um empate com o mesmo placar, mas na última rodada, perderam por 1 a 0. Honduras foi a primeira seleção da América Central a marcar dois gols no mesmo Mundial.

Filiada à Federação Nacional Autônoma de Futebol de Honduras, a equipe não chega na África do Sul com as expectativas maiores do que a de 1966. Para o país hondurenho, o direito de participação já foi uma grande conquista e qualquer resultado que venha acontecer em 2010 será algo positivo para o enriquecimento da experiência dos jogadores.

 

Eliminatórias para a Copa da África do Sul

Grupo 9              J    V    E    D   GF   GC  Pts
Honduras           17   10   1    6    32    18   31

6x2 Porto Rico
1x2, 1x0, 3x1 e 0x1 México
2x1 e 3x1 Canadá
2x0 e 0x1 Jamaica
0x2 e 4x0 Costa Rica
1x1 e 4x1 Trinidad e Tobago
1x2 e 2x3  Estados Unidos
1x0 e 1x0 El Salvador

Classificada em 3º lugar nas eliminatórias da CONCACAF

 

O que esperar

A seleção da Honduras faz parte do grupo H, que também é composto por Chile, Espanha e Suíça. A equipe deverá enfrentar muitas dificuldades para passar da primeira fase. No papel, a seleção do destaque Suazo é a que tem o elenco mais fraco de sua chave. Mesmo com o “faro de gol” de seus atacantes e a armação de um bem articulado esquema defensivo, a falta de tradição em Copas do Mundo e a inexperiência do elenco hondurenho pesarão bastante na campanha da equipe. Os hondurenhos não deverão surpreender mais do que fizeram em 1966.

 

Destaques

David Suazo (Atacante hondurenho, 30 anos)

david-suazo

Nascido em San Pedro Sula, o atual atacante do time italiano Genoa é o grande destaque do elenco hondurenho. Jogador rápido e forte, Suazo é fundamental nas jogadas de contra-ataques.

Campeão da Liga Nacional de Honduras, vencedor do campeonato italiano e eleito em 2006 o melhor jogador estrangeiro da principal competição da Itália, ele quer fazer com que sua equipe surpreenda no Mundial. O atleta sonha em fazer uma boa Copa pelo fato de querer mostrar à Inter de Milão, detentora do passe do atacante, que pode ser essencial para o time titular da Itália.

 

 

Principais Jogadores

Pavón julio-rambo-cesar-de_55055

Mesmo com o aumento do número de jogadores que atuam na Europa, os atletas do elenco hondurenho ainda sentem dificuldade pela falta de grande experiência em competições internacionais. A equipe de Honduras foi a que menos tomou gols nas eliminatórias. Com um forte sistema defensivo, a maior arma da seleção é o contra-ataque que resulta em gols das duas maiores estrelas do elenco, a dupla de atacantes.

Carlos Pavón, atacante do clube hondurenho Real Espana, é uma das esperanças de Honduras na África do Sul. Maior artilheiro da história de seu país, marcando ao todo 56 gols. O atleta foi o autor do gol do último jogo das eliminatórias que levou a seleção à conquista da vaga na Copa. Foi eleito, em 2009, o melhor jogador hondurenho do ano. Mesmo com 36 anos, formará ao lado de Suazo, uma perigosa dupla de ataque.

Outro destaque do time é o meio-campista, Julio César de León. Ele fazia parte da seleção que derrotou o Brasil na Copa América em 2001 e levou o time ao 3º lugar na competição. O jogador conhecido como Rambo já foi expulso da seleção pelo atual técnico em 2008, depois de uma discussão, só retornando à seleção em fevereiro de 2009.

 

Possível escalação

Honduras

Noel VALLADARES; Mauricio SABILLÓN, Osman CHÁVEZ, Maynor FIGUEROA e Emilio IZAGUIRRE; Edgar ÁLVAREZ, Johnny PALACIOS, Amado GUEVARA e Julio César DE LEÓN; David SUAZO e Carlos PAVÓN;

Treinador: Reinaldo Rueda

 

 

Últimos jogos:
03/03 - 0x2 Turquia
23/01 - 3x1 Estados Unidos
18/11 - 1x2 Peru

Próximos amistosos:
21/05 - Venezuela (San Pedro Sula, Honduras)
27/05 - Bielorrússia (Villach, Áustria)
02/06 - Azerbaijão (Zell Am See, Áustria)
05/06 - Romênia (St. Veit An Der Glan, Áustria)

Jogos da Copa:
16/06 - Chile (Nelspruit, África do Sul)
21/06 - Espanha (Joanesburgo, África do Sul)
25/06 - Suíça (Bloemfontein, África do Sul)

Ranking da FIFA: *40º com 727 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010

 

Participações em Copas do Mundo

1 participação
(1982)

3 partidas
0 vitórias
2 empates
1 derrota

2 gols pró
3 gols contra

Melhor resultado: 18º lugar em 1982

Fotos: Divulgação e Mexsport

Nenhum comentário:

Postar um comentário