REPÚBLICA DAS HONDURAS
Capital: Amsterdã
Língua oficial: Espanhol
Presidente: Porfirio Lobo Sosa
População: 7.810.848 habitantes (2009)
HONDURAS – “Los catrachos (sinônimo de hondurenhos)”
A seleção hondurenha conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após enfrentar dificuldades no torneio eliminatório. Mesmo com a vitória por 1 a 0 contra El Salvador em jogo válido pela última rodada, Honduras precisou depender de um empate entre Estados Unidos e Costa Rica. Ao todo, foram dez vitórias, dois empates e seis derrotas.
Os hondurenhos disputaram apenas uma edição de Copa do Mundo, a Copa de 1966. Eles não fizeram um bom Mundial, sendo eliminados ainda na primeira fase. Surpreenderam ao empatar com a Espanha em 1 a 1 na estreia da competição. Na segunda partida, arrancaram um empate com o mesmo placar, mas na última rodada, perderam por 1 a 0. Honduras foi a primeira seleção da América Central a marcar dois gols no mesmo Mundial.
Filiada à Federação Nacional Autônoma de Futebol de Honduras, a equipe não chega na África do Sul com as expectativas maiores do que a de 1966. Para o país hondurenho, o direito de participação já foi uma grande conquista e qualquer resultado que venha acontecer em 2010 será algo positivo para o enriquecimento da experiência dos jogadores.
Eliminatórias para a Copa da África do Sul
Grupo 9 J V E D GF GC Pts
Honduras 17 10 1 6 32 18 31
6x2 Porto Rico
1x2, 1x0, 3x1 e 0x1 México
2x1 e 3x1 Canadá
2x0 e 0x1 Jamaica
0x2 e 4x0 Costa Rica
1x1 e 4x1 Trinidad e Tobago
1x2 e 2x3 Estados Unidos
1x0 e 1x0 El Salvador
Classificada em 3º lugar nas eliminatórias da CONCACAF
O que esperar
A seleção da Honduras faz parte do grupo H, que também é composto por Chile, Espanha e Suíça. A equipe deverá enfrentar muitas dificuldades para passar da primeira fase. No papel, a seleção do destaque Suazo é a que tem o elenco mais fraco de sua chave. Mesmo com o “faro de gol” de seus atacantes e a armação de um bem articulado esquema defensivo, a falta de tradição em Copas do Mundo e a inexperiência do elenco hondurenho pesarão bastante na campanha da equipe. Os hondurenhos não deverão surpreender mais do que fizeram em 1966.
Destaques
David Suazo (Atacante hondurenho, 30 anos)
Nascido em San Pedro Sula, o atual atacante do time italiano Genoa é o grande destaque do elenco hondurenho. Jogador rápido e forte, Suazo é fundamental nas jogadas de contra-ataques.
Campeão da Liga Nacional de Honduras, vencedor do campeonato italiano e eleito em 2006 o melhor jogador estrangeiro da principal competição da Itália, ele quer fazer com que sua equipe surpreenda no Mundial. O atleta sonha em fazer uma boa Copa pelo fato de querer mostrar à Inter de Milão, detentora do passe do atacante, que pode ser essencial para o time titular da Itália.
Principais Jogadores
Mesmo com o aumento do número de jogadores que atuam na Europa, os atletas do elenco hondurenho ainda sentem dificuldade pela falta de grande experiência em competições internacionais. A equipe de Honduras foi a que menos tomou gols nas eliminatórias. Com um forte sistema defensivo, a maior arma da seleção é o contra-ataque que resulta em gols das duas maiores estrelas do elenco, a dupla de atacantes.
Carlos Pavón, atacante do clube hondurenho Real Espana, é uma das esperanças de Honduras na África do Sul. Maior artilheiro da história de seu país, marcando ao todo 56 gols. O atleta foi o autor do gol do último jogo das eliminatórias que levou a seleção à conquista da vaga na Copa. Foi eleito, em 2009, o melhor jogador hondurenho do ano. Mesmo com 36 anos, formará ao lado de Suazo, uma perigosa dupla de ataque.
Outro destaque do time é o meio-campista, Julio César de León. Ele fazia parte da seleção que derrotou o Brasil na Copa América em 2001 e levou o time ao 3º lugar na competição. O jogador conhecido como Rambo já foi expulso da seleção pelo atual técnico em 2008, depois de uma discussão, só retornando à seleção em fevereiro de 2009.
Possível escalação
Noel VALLADARES; Mauricio SABILLÓN, Osman CHÁVEZ, Maynor FIGUEROA e Emilio IZAGUIRRE; Edgar ÁLVAREZ, Johnny PALACIOS, Amado GUEVARA e Julio César DE LEÓN; David SUAZO e Carlos PAVÓN;
Treinador: Reinaldo Rueda
Últimos jogos:
03/03 - 0x2 Turquia
23/01 - 3x1 Estados Unidos
18/11 - 1x2 Peru
Próximos amistosos:
21/05 - Venezuela (San Pedro Sula, Honduras)
27/05 - Bielorrússia (Villach, Áustria)
02/06 - Azerbaijão (Zell Am See, Áustria)
05/06 - Romênia (St. Veit An Der Glan, Áustria)
Jogos da Copa:
16/06 - Chile (Nelspruit, África do Sul)
21/06 - Espanha (Joanesburgo, África do Sul)
25/06 - Suíça (Bloemfontein, África do Sul)
Ranking da FIFA: *40º com 727 pontos
*Atualizado em 28 de abril de 2010
Participações em Copas do Mundo
1 participação
(1982)
3 partidas
0 vitórias
2 empates
1 derrota
2 gols pró
3 gols contra
Melhor resultado: 18º lugar em 1982
Fotos: Divulgação e Mexsport
Nenhum comentário:
Postar um comentário