
Está certo! Por pouco, o Vasco não perdeu sua vaga para as semifinais do Carioca, mas é inegável que a competição estadual do Rio, há muito tempo, parece estar programada para que a disputa pelo título esteja apenas entre os quatro grandes times do Estado. Se não fosse o caráter mágico que possui o futebol, em que o inimaginável tem probabilidade de acontecer, as outras equipes não teriam chance alguma de pensar em conquistar algo no campeonato.
Não pense que esse predomínio se deve à boa estrutura e ao bom planejamento das diretorias de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco. Definitivamente, isso não existe no futebol carioca. O grande problema é que os clubes do interior, para formarem boas equipes, possuem o patrocínio da prefeitura como o único financiamento verdadeiramente rentável. Quando esta não vê o futebol como prioridade, as equipes dificilmente conseguem alcançar resultados positivos.
Essa realidade não se restringe apenas ao futebol carioca. Isso ocorre principalmente nos estados que não fazem parte de fortes centros políticos e econômicos. Essa falta de competitividade acaba provocando desinteresse por parte de muitos torcedores, que voltam suas atenções, apenas, para a Copa do Brasil e Libertadores.
Um caso recente que exemplifica bem a dependência dos clubes do interior em relação às prefeituras foi a mudança de nome do Grêmio Barueri que passou a se chamar Grêmio Prudente, equipe da 1ª divisão do campeonato brasileiro e 3º colocado do Paulista 2010. A equipe mudou de nome após conflito de interesse com a prefeitura de Barueri.
Enfim, se o futebol não fosse capaz de proporcionar momentos imprevisíveis, o esporte estaria fadado ao fracasso.
Sobre o lance ai do campeonato carioca e tal, falta de competitividade dos times de menor expressão... Bem... É por isso que eu digo que o Campeonato Paulista é o mais difícil. =]
ResponderExcluir