segunda-feira, 19 de abril de 2010

Faltam 52 dias para a Copa do Mundo

1950 – Brasil

brasil1950

Depois de um jejum de 12 anos sem um mundial, por causa da Segunda Guerra, a Copa do Mundo volta e, desta vez, o país-sede é um sul-americano, o Brasil. Até o troféu foi batizado com um nome, a partir de então, o campeão receberia o Troféu Jules Rimet, em homenagem ao presidente da federação, que comemorava 25 anos no cargo.

Seis cidades brasileiras receberam os jogos dessa Copa: Belo Horizonte (Estádio da Independência), Curitiba (Estádio Vila Capanema), Porto Alegre (Estádio dos Eucaliptos), Recife (Estádio Ilha do Retiro), Rio de Janeiro (Estádio do Maracanã) e São Paulo (Estádio do Pacaembu).

Para essa Copa, foram erguidas as arenas da Independência ou Sete de Setembro e o maior estádio de futebol do mundo, o Maracanã, que foi palco dos jogos de abertura e da final histórica entre Brasil e Uruguai.

A Copa teve algumas surpresas antes de começar. A Argentina e a França desistiram de disputá-la. Turquia, Índia e Escócia foram classificadas, mas não viajaram ao Brasil. Com isso, os grupos ficaram desfalcados: dois grupos com quatro seleções, um com três e o último com apenas duas seleções, Uruguai e Bolívia. Assim, a seleção uruguaia só precisou de uma vitória sobre a Bolívia para ir ao quadrangular final.

A final histórica de 16 de julho de 1950 foi presenciada por quase 200.000 pessoas, segundo dados não oficiais. O Brasil precisava de um simples empate para ser campeão. Os dois times estavam empatados, quando, faltando 11 minutos para o final da partida, o uruguaio, Alcides Ghiggia, marcou o gol que deu a taça aos uruguaios em pleno Maracanã. Para a torcida brasileira que lotava o estádio, só restou um silêncio sepulcral. Após essa decepção, a seleção adotou o verde-amarelo na cor do uniforme, em 1954, que dura até hoje.

Você pode sentir a atmosfera desse jogo no espaço “Rito de Passagem” dentro do Museu do Futebol, no Pacaembu, em São Paulo. Arrepiante! (veja vídeo abaixo).

Final

Brasil 1x2 Uruguai
Local: Estádio Maracanã, Rio de Janeiro
Público: 174.000 pessoas

Gols:
Segundo Tempo: 2' Friança (BRA) – 21' Schiaffino (URU) – 34’ Ghiggia (URU)

uruguai1950

Uruguai

Seleção campeã: Máspoli, Matias Gonzáles, Tejera, Gambetta, Obdulio, Varela, Rodriguez Andrade, Ghiggia, Perez, Miguez, Schiaffino e Morán.

Técnico: Juan Lopez

Campanha da campeã:
Uruguai 8x0 Bolívia
Uruguai 2x2 Espanha
Uruguai 3x2 Suécia
Uruguai 2x1 Brasil

Fonte: You Tube

Classificação Final

Campeão: Uruguai
Vice: Brasil
3- Suécia
4- Espanha
5- Iugoslávia
6- Suíça
7- Itália
8- Inglaterra
9- Chile
10- Estados Unidos
11- Paraguai
12- Bolívia
13- México

Artilheiro
Ademir (BRA) – 8 gols

Números da Copa
> 22 jogos e 88 gols marcados.
> Média de 4 por partida.
> Mior público de uma Copa: 174.000 (oficial da FIFA)

Brasil

Goleiros: Barbosa e Castilho
Zagueiros: Augusto, Nena, Nilton Santos e Juvenal
Meio-campistas: Alfredo Segundo, Bauer, Bigode, Danilo, Eli, Noronha e Rui
Atacantes: Adãozinho, Ademir, Baltazar, Brandão, Chico, Friança, Jair, Maneca, Rodrigues e Zizinho

Técnico: Flávio Costa

Campanha brasileira:
1ª fase: 4x0 México (Ademir, 2, Jair e Baltazar)
2x2 Suíça (Alfredo Segundo e Baltazar)
2x0 Iugoslávia (Ademir e Zizinho)

Quadrangular final: 7x1 Suécia (Ademir, 4, Chico, 2 e Maneca)
6x1 Espanha (Ademir, 2, Jair, Chico, 2 e Zizinho)
1x2 Uruguai (Friança)

Fotos: Divulgação

Um comentário:

  1. Acho que essa foi uma das maiores decepções do futebol brasileiro... ai ai... ainda bem que nem papai tinha nascido ^^'

    ResponderExcluir