terça-feira, 29 de junho de 2010

Paraguai e Japão na busca por vaga inédita



Em Pretória, Paraguai e Japão decidem mais uma vaga para as quartas de final, às 11h. Grandes surpresas desse Mundial, as duas seleções nunca passaram dessa fase da competição em toda a história de Copas do Mundo. O Paraguai surpreendeu ao se classificar em primeiro lugar do grupo F, com 5 pontos conquistados. Os japoneses eram os menos cotados para passarem de fase pelo grupo E, mas não foi o que vimos. o Japão garantiu a classificação na segunda colocação, com 6 pontos.

Os japoneses chegaram até as oitavas de final somente em 2002, quando eram o país-sede do Mundial. Foram eliminados ao perderem por 1 a 0 da Turquia. O Paraguai chegou três vezes a brigar pelas inéditas quartas de final. Em 1986, perderam a chance de classificação, depois de perderem por 3 a 0 da Inglaterra. Já em 1998, sua desclassificação foi mais difícil, perdendo somente de 1 a 0 para a campeã França. Em 2002, saíram da competição, depois de perderem por 1 a 0 da Alemanha nos acréscimos.

Paraguai

Os paraguaios vêm como favoritos para a conquista dessa vaga. Mesmo sem o destaque Cabanas, a equipe sulamericana se apresentou como uma seleção bastante talentosa nessa primeira fase. O trio ofensivo formado por Santa Cruz, Haedo Valdez e Lucas Barrios foi essencial na disputa da fase de grupos. O treinador Gerardo Martino confia nesse poderio ofensiva para superar a retranca japonesa.

Mesmo sendo uma inédita clasificação, as metas do treinador Gerardo Martino são bem maiores do que a passagem de fase. "Seria algo muito especial, mas está muito longe do que eu acho que é a glória. Talvez dentro de 13 dias eu possa responder o que é a glória", ressaltou o técnico, referindo-se a uma possível classificação para final no dia 11 de junho. Para a partida contra o Japão, Martino não vai poder escalar o meio-campista Cáceres. Para seu lugar, o substituto deve ser Néstor Ortigoza.

Campanha
1 x 1 Itália
2 x 0 Eslováquia
0 x 0 Nova Zelândia


Japão

Num grupo em que estavam Holanda, Dinamarca e Camarões, os japoneses conseguiram duas vitórias, perdendo somente para a favorita Holanda. Os destaques da equipe do Japão foram, até essa etapa da competição, os habilidosos meio-campistas Endo e Honda. Com grande poder de movimentação, os jogadores foram fundamentais na vitória contra a Dinamarca, partida que colocou os japoneses nas oitavas de final pela segunda vez. Essa velocidade e movimentação do meio-campo japonês favorecem o estilo de jogo da equipe comandada por Takeshi Okada, que prioriza as jogadas de contra-ataque. Outro ponto forte da seleção japonesa é a cobrança de faltas. No último jogo contra a Dinamarca, Honda marcou um belo gol de falta que abriu o placar para a consolidação da classificação do Japão.

Para esse confronto, Okada tem todo seu elenco a disposição. O treinador está confiante numa vitória, pois acredita que "Os jogadores estão fisicamente e mentalmente preparados para vencer o Paraguai. Nosso objetivo é estar entre os melhores e uma vitória nos colocará muito perto disso.", afimou o técnico. Apesar de reconhecer a força paraguaia. "O Paraguai tem uma sólida defesa e um rápido ataque. Foram os primeiros em um grupo difícil e muitos jogadores atuam em clubes da Europa", cmpletou em entrevista coletiva.

Campanha
1 x 0 Camarões
0 x 1 Holanda
3 x 1 Dinamarca

O jogo

O que não faltará nessa penúltima partida dessa fase de oitavas de final é a vontade dos jogadores em consguirem essa classificação inédita. O Paraguai deverá tomar a iniciativa da partida, criando várias oportunidades de gol com seu poderoso trio ofensivo. O Japão conta com a velocidade de seus meia para proporciona perigosos contra-ataques que surpreenda a defesa paraguaia, além de contar com a chances reais de chegar ao gol, através da força nipônica em bolas paradas.

Ficha técnica

Paraguai x Japão

Local: Estádio Loftus Versfeld, Pretória
Data: 29/06, terça-feira
Horário: 11h
Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)

Paraguai (4-3-3)
1- Villar, 4- Caniza, 14-Paulo da Silva, 21- Alcaraz e 3- Morel Rodríguez; 13- Vera, 20- Ortigoza e 16- Riveros; 9- Santa Cruz, 18-Haedo Valdez e 19-Lucas Barrios.

Técnico: Gerardo Martino.

Japão ( 4-5-1)
21- Kawashima, 3- Komano, 22- Nakazawa, 4- Tanaka e 5- Nagatomo; 2- Abe, 17- Hasebe, 7- Endo, 8- Matsui e 18- Honda; 16- Okubo.

Técnico: Takeshi Okada.

Foto: Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário