terça-feira, 29 de junho de 2010

Clássico da Península Ibérica decide a última vaga das quartas de final


Espanha e Portugal deverão protagonizar logo mais às 15h30, na Cidade do Cabo, um dos jogos mais disputados dessa fase de oitavas de final. Mesmo com a classificação em primeiro lugar do grupo H, os espanhóis não corresponderam às expectativas creditadas a eles na fase preparatória para o Mundial, principalmente, devido à derrota no jogo de estreia contra a Suíça. Grande parte da imprensa esperava que os portugueses fossem sentir dificuldades para passarem de fase, pois o mau desempenho nas eliminatórias previa isso. Não foi o que aconteceu. Portugal se classificou na segunda posição do grupo G, empatando dois jogos e vencendo um por 7 a 0. O vencedor desse jogo vai enfrentar o Paraguai nas quartas de final, que eliminou a seleção do Japão na disputa por pênaltis.

Espanha

Nesse início de Copa do Mundo, a força da equipe espanhola é o setor de meio-campo, que conta com as jogadas criativas dos meias Xavi e Iniesta. Com uma atuação ruim do atacante Fernando Torres, Villa assumiu a posição de artilheiro espanhol, marcando os principais gols que levaram a Fúria até as oitavas de final. Ainda numa fase de recuperação de uma cirurgia no joelho, Torres não está conseguindo atuar com a mesma força que era esperado. "Não é fácil voltar após uma operação. Acho que ainda tenho um pouco a melhorar antes de voltar a ficar cem por cento.", explicou o atleta sobre seu mau desempenho até aqui.

O treinador Vicente del Bosque não tem desfalques para a decisão contra Portugal. No último jogo contra o Chile, Xabi Alonso sofreu uma torsão no tornozelo e sua ausência nas oitavas era quase certa. No treino de ontem, porém, o meio-campista participou normalmente e está confirmado para atuar contra os portugueses.

Portugal

O destaque da equipe de Portugal foi sua consistente defesa. Em três jogos disputados, não tomou nenhum gol e marcaram sete vezes, sendo que todos foram feitos na goleada sobre a Coreia do Norte. Essa intensa marcação dos portugueses também trouxeram inúmeros prejuízo. Existem sete jogadores no elenco que já levaram um cartão amarelo. Cristiano Ronaldo, Pedro Mendes, Hugo Almeida, Pepe, Tiago, Fabio Coentrão e Duda. Caso Portugal conquiste a vaga para a próxima fase e algum atleta pendurado leve seu segundo cartão, este ficará de fora.

Depois dos espanhóis terem afirmado que estavam aliviado em não terem que enfrentar o Brasil nessa fase de mata-mata, Simão afirmou que os portugueses irão surpreender a seleção do atacante Villa e que eles terão bastante dificuldade para passarem dos portugueses. "Vamos causar, pelo menos, tantas dificuldades como os brasileiros causariam. Talvez até mais.", completou o atleta.

Para essa partida, Carlos Queiroz não vai poder contar nem com Duda, que está com problemas na região do púbis. Outro desfalque português será o atacante Danny, que está sentindo dores na coxa e fica de fora dessa decisão. A boa notícia para os portugueses é a volta de Deco, que se recuperou de uma contusão no quadril, mas não vai começar jogando.

O jogo
A partida promete ser bastante movimentada. A criatividade do meio-campo espanhol aliado à habilidade e potencial de marcar do artilheiro espanhol David Villa darão bastante trabalho para a boa defesa de Portugal. Enquanto os portugueses contam com força das boas jogadas articulada pelo trio ofensivo formado por Simão, Hugo Almeida e Cristiano Ronaldo.

Escalação oficial

Espanha x Portugal

Local: Estádio Green Point, Cidade do Cabo
Data: 29/06, terça-feira
Horário: 15h30
Árbitro: Héctor Baldassi (ARG)

Espanha (4-4-2)
1- Casillas, 15-Sergio Ramos, 3- Piqué, 5-Carles Puyol e 11-Joan Capdevila; 16-Sergio Busquets e 4-Xabi Alonso; 8-Xavi e 6- Iniesta; 7-David Villa e 9-Fernando Torres.

Técnico: Vicente del Bosque

Portugal (4-3-3)
1-Eduardo, 21- R.Costa, 2-Bruno Alves, 6-Ricardo Carvalho e 23-Fábio Coentrão; 15-Pepe, 16-Raul Meireles e 19-Tiago; 7-Cristiano Ronaldo, 11-Simão Sabrosa e 18- Hugo Almeida.

Técnico: Carlos Queiroz

Foto: Globo Esporte

Um comentário:

  1. Só sei que vai ser um jogaço!
    Se bem que, a partir de agora [e antes, até] só tem jogão!
    Pena que tá acabando, a Copa. =/

    ResponderExcluir