domingo, 5 de setembro de 2010

US Open 2010 - Masculino Simples (1ª semana)

us_open O último Grand Slam da temporada se encerra nas quadras de Nova York. O Aberto de Tênis dos Estados Unidos começou na última segunda-feira, dia 30 de agosto, e vai até o próximo domingo, dia 12 de setembro.

Altas temperaturas, ventos fortes e grandes surpresas resumem até agora o torneio disputado nas quadras de piso duro do Flushing Meadows Park, em Nova York. O campeão do ano passado, o argentino Juan Martín del Potro, não jogará o torneio porque o tenista vem de uma lesão no pulso direito que o afastou das quadras desde o início do ano.

 

SURPRESAS

Roddick-Davydenko

Um dos favoritos para ganhar a edição 2010 do torneio era o americano Andy Roddick (9), que já levantou o troféu de campeão em 2003. O americano perdeu para o sérvio Janko Tipsarević por 3 a 1 (6/3, 5/7, 3/6 e 6/7) na 2ª rodada. O tenista vinha de uma grande atuação no Masters de Cincinnati (só caiu nas semifinais diante do também americano, Mardy Fish). Roddick havia voltado às quadras depois do tratamento contra mononucleose que o afastou do Master de Toronto no início de agosto. Outro que deu adeus ao torneio foi o russo Nikolay Davydenko (6) que também saiu na 2ª rodada contra o francês Richard Gasquet por 3 a 0 (3/6, 4/6 e 2/6).

BRASILEIROS

Bellucci-Mello

O tenista brasileiro melhor posicionado no ranking da ATP (nº 28), Thomaz Bellucci (26) foi derrotado pelo sul-africano na 2ª rodada, Kevin Anderson, por 3 a 2 (7/6, 4/6, 7/5, 4/6 e 6/7), após de ter iniciado  bem a partida. O brasileiro errou bastante e não conseguiu devolver os serviços de Anderson com eficiência. Os outros brasileiros que disputavam o US Open também foram eliminados: Ricardo Mello perdeu para Juan Carlos Ferrero (22) na 2ª rodada por 3 a 0 (1/6, 4/6 e 4/6) e Júlio Silva, para o uruguaio Pablo Cuevas na 1ª rodada.

FAVORITOS

Nadal-Murray

Rafael Nadal (1) sofreu um pouco mais do que o habitual para vencer seus adversários na 1ª e na 2ª rodadas do Aberto. O espanhol venceu o russo Teymuraz Gabashvili por 3 a 0 (7/6, 7/6 e 6/3) e Denis Istomin do Uzbequistão por 6/2, 7/6 e 7/5. O britânico Andy Murray (4) garantiu o favoritismo nas primeiras rodadas derrotando Lukáš Lacko da Eslováquia por 3 a 0 (6/3, 6/2 e 6/2) e o jamaicano Dustin Brown por 3 a 0 (7/5, 6/3 e 6/0). Os dois tenistas voltam às quadras hoje (domingo) em jogo válido pela 3ª rodada.

Djokovic-Federer-Fish

Além de Nadal (1) e Murray (4), o sérvio Novak Djokovic (3), o suíço Roger Federer (2) e o americano Mardy Fish (19) estão entre os tenistas mais cotados para levantar o troféu do US Open deste ano. Djokovic disputa contra Fish a vaga para as quartas de final do torneio. O sérvio já disputou 4 partidas contra o americano e venceu em todas elas.

O encontro entre os dois melhores tenistas do mundo é muito aguardado, Nadal e Fereder poderão se enfrentar se passarem por seus adversários nas próximas rodadas. Nadal é o atual número 1 e Federer, o número 2. Federer joga hoje contra o austríaco Jürgen Melzer pela 4ª rodada e Nadal, contra o francês Gilles Simon pela 3ª rodada.

Imagens: Reuters e US Open

Os números entre parênteses se referem à posição do tenista como cabeça-de-chave do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário