segunda-feira, 28 de junho de 2010

O histórico a favor da seleção brasileira

Logo mais às 15h30, no estádio Ellis Park, o Brasil enfrenta a seleção chilena na busca por um vaga nas quartas de final. Com a vitória, os brasileiros jogarão contra a Holanda, que venceu por 2 a 1 a Eslováquia e garantiu a classificação. O Brasil ainda não teve uma atuação brilhante nessa Copa do Mundo. Somente no segundo tempo contra a Costa do Marfim, a equipe comandada por Dunga se apresentou forte para a busca pelo hexa. Os chilenos surpreenderam ao conseguirem a segunda colocação no grupo H. Com uma formação altamente ofensiva, os chilenos fizeram uma boa primeira fase, vencendo dois jogos contra Honduras e Suíça.

A confiança da torcida brasileira sobre um vitória da seleção se deve aos resultados positivos alcançados contra os chilenos desde que Dunga assumiu o cargo de treinador. Com o ex-capitão do tetra como técnico, o Chile foi a equipe que o Brasil mais enfrentou. Foram cinco jogos e cinco vitórias. Em Copas do Mundo, Brasil e Chile se encontraram duas vezes. Em 1962, os brasileiros venceram por 4 a 2 nas semifinais e, em 1998, golearam os chilenos por 4 a 1 nas oitavas de final.


Brasil


Mesmo com todo esse favoritismo histórico da seleção brasileira, Dunga prega muita cautela para essa decisão nas oitavas de final. Isso é só estatística. O que vale é a próxima partida, a cobrança vai ser em cima deste jogo. Agora isso tudo é história. É bom só para falar para os amigos: 'ó, eu ganhei esses jogos aqui'. Mas só isso”, afirmou o técnico.

Para essa decisão, Dunga conta com a volta de Kaká e de Robinho, mas a escalação de Felipe Melo e Elano ainda é dúvida. Mesmo liberados pelo departamento médico, o técnico brasileiro não confirmou a escolha desses dois jogadores para o time titular. Segundo a TV Globo, o volante Felipe Melo saiu do treino ante do final por sentir dores e declarou que Josué deve ser sei substituto. O Brasil se caracteriza pela força de seu lado direito com as frequentes idas ao ataque do lateral-direito Maicon. A equipe brasileira também dependerá bastante de Kaká e Robinho para criarem as situações de contra-ataque.

Campanha

2x1 Coreia do Norte
3x1 Costa do Marfim
0x0 Portugal

Chile

Comandado pelo treinador argentino Marcelo Bielsa, apelidado de "El loco Bielsa" pelo fato de escalar seus times sempre de forma ofensiva e sem se preocupar muito com o setor de defesa. Com o Chile, a formação tática vista nessa primeira fase da Copa do Mundo não foi diferente das outras equipes montadas por Bielsa.

O Chile tem três desfalques para essa partida. Com dois cartões amarelos, a dupla de zagueiros titular, Medel e Ponce, não atuarão no confronto. Seus substitutos deverão ser Pablo Contreras e Gonzalo Jara. Outra ausência é o volante Marco Estrada, que foi expulso no último jogo contra a Espanha.

Bielsa conta, porém, com a volta do artilheiro chileno Humberto Suazo e do maior responsável pela criação das jogadas do Chile, Matías Fernandez. O atacante foi o maior goleador das eliminatórias, marcando 10 gols. O lado direito ofensivo da seleção chilena é setor que mais deverá preocupar a defesa brasileira. Dunga deve cobrar bastante que Juan e Josué ou Felipe Melo cubram os espaços deixado pelo lateral-esquero Michel Bastos.

Campanha
1x0 Honduras
1x0 Suíça
1x2 Espanha

O jogo

A partida de logo mais deverá se caracterizar pela grande ofensividade da formação chilena pensada por Bielsa e o Brasil deve esperar pelas jogadas de ataque do Chile para aproveitar os espaços e criar situações de contra-ataques perigosos. A partida promete uma boa quantidade de gols se forem confirmadas todas as expectativa previstas para mais uma decisão por uma vaga nas quartas de final.

Ficha técnica

Brasil x Chile

Local: Estádio Ellis Park, Joanesburgo
Data: 28/06, segunda-feira
Horário: 15h30
Árbitro: Howard Webb (ING)

Brasil (4-4-2)
1-Júlio César, 2-Maicon, 3-Lúcio, 4-Juan e 6-Michel Bastos; 8-Gilberto Silva, 5-Felipe Melo (17-Josué), 8-Gilberto Silva, 7-Elano e 10-Kaká; 9-Luís Fabiano e 11-Robinho.

Técnico: Dunga.

Chile (4-3-3)
1- Bravo, 4- Isla, 5-Pablo Contreras, 18- Jara e 8- Vidal; 6- Carmona, 20- Millar e 14-Matías Fernández; 15-Beausejour, 7-Sánchez e 9- Suazo.

Técnico: Marcelo Bielsa.

Foto: Globo Esporte

Nenhum comentário:

Postar um comentário