segunda-feira, 31 de maio de 2010

Faltam 10 dias para a Copa do Mundo

Paraguai

REPÚBLICA DO PARAGUAI

Capital: Assunção
Línguas oficiais: Espanhol e guarani 
Presidente: Fernando Lugo
População: 6.100.000 habitantes (2007)

 

 

 

PARAGUAI - “Guaraníes”

Paraguay_football_association

A seleção paraguaia conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após garantir a classificação em 3º colocado nas eliminatórias sul-americanas. A equipe fez uma boa campanha e só perdeu a primeira posição no final do torneio, quando já estava com seu direito de participação na Copa do Mundo assegurado. Filiada à Associação Paraguaia de Futebol (APF), os paraguaios já disputaram sete edições de Mundiais. A disputa das oitavas de final foi o mais longe que eles chegaram. Em 1986,1998 e 2002, o Paraguai passou da primeira fase, mas foi eliminado logo na primeira partida da segunda etapa.

 

Eliminatórias para a Copa da África do Sul

Equipe                J   V   E   D  GF  GC  Pts
Paraguai            18  10   3   5   24   16   33

0x0 e 1x1 Peru
1x0 e 2x0 Uruguai
5x1 e 1x1 Equador
3x0 e 2x0 Chile
2x0 e 1x2 Brasil
2x4 e 1x0 Bolívia
1x1 e 1x0 Argentina
2x0 e 2x1 Venezuela
1x0 e 2x0 Colômbia

Classificada em 3º lugar

 

O que esperar

A seleção do Paraguai faz parte do grupo F, que também é composto por Eslováquia, Itália e Nova Zelândia. A equipe do destaque Santa Cruz pode encontrar dificuldades para chegar às oitavas de final pela quarta vez em sua história. Entretanto, o mau momento em que vivem as outras seleções que compõem a chave podem tornar a vida do forte elenco paraguaio mais fácil. Pensar em voos mais altos na competição já se torna algo mais complicado, pois a saída de Cabanas provocou um vazio muito grande na escalação da equipe. Sem o atacante, o Paraguai ficou sem um atleta que tenha a capacidade de chamar a responsabilidade para si numa partida decisiva. Mesmo com esses problemas, a torcida paraguaia não quer que a força desse elenco seja desperdiçada, pois acreditam que esta seja a melhor oportunidade para o Paraguai ir mais além do que até as oitavas de final.

 

Destaques

Roque Santa Cruz (atacante paraguaio, 28 anos)

Roque Santa Cruz

Nascido em Assunção, o atual atacante do Manchester City, é o grande destaque da equipe paraguaia com a saída de Cabanas. Santa Cruz já conquistou duas vezes o título do campeonato paraguaio, foi cinco vezes campão alemão e já venceu a principal competição europeia de clubes, a Liga dos Campeões. Fez parte dos elencos que disputaram as Copas de 2002 e 2006.

Em seu primeiro Mundial, foi o autor do gol que levou sua equipe para as oitavas de final, mas já em 2006, teve sua atuação bastante prejudicada pelo fato de ter sofrido uma lesão pouco tempo antes da Copa. Na África do Sul, chega como a maior referência do ataque paraguaio e sabe que, sem Cabanas, sua equipe dependerá muito de seus gols.

 

Principais Jogadores

Valdez Paulo da Silva

O elenco que conquistou essa vaga no torneio eliminatório é considerado por grande parte da imprensa local um dos mais fortes da história paraguaia. O time paraguaio é composto por uma defesa bastante eficiente e conta com boas opções para fazer parte do setor de ataque. Porém, existe um fator que é bastante preocupante. O grande destaque da seleção na campanha das eliminatórias, marcando seis gols, o atacante Salvador Cabañas, não fará parte da equipe que vai para a África do Sul. Em janeiro deste ano, o jogador levou um tiro na cabeça, quando estava num bar do México. Ele ainda segue em processo de reabilitação e, por esse motivo, ficará de fora da Copa do Mundo.

Nelson Valdez, atacante do clube alemão Borussia Dortmund, é um das esperanças de gol na África do Sul. Autor de cinco gols nas eliminatórias sul-americanas, o jogador é bastante diferenciado pela sua velocidade e entrega em campo. Seu grande potencial em jogadas aéreas deverá ser, também, uma das perigosas armas da seleção do Paraguai.

Paulo da Silva, atual zagueiro do clube inglês Sunderland, é um dos grandes responsáveis por dar força ao sistema defensivo da seleção paraguaia. Ele é o capitão da equipe. Em 2008, quando atuava pelo time mexicano Toluca, foi escolhido o melhor zagueiro do campeonato mexicano.

 

Possível escalação

Paraguai2

Justo VILLAR; Darío Verón, Marcos [M. Cáceres], Paulo DA SILVA, Claudio MOREL, Víctor [V.CÁCERES], Enrique VERA, Jonathan SANTANA, Óscar CARDOZO, Nelson VALDEZ e Roque SANTA CRUZ;

Treinador: Gerardo Martino

 

 

Últimos jogos:
25/05 - 2x1 Irlanda
15/05 - 1x0 Coreia do Norte
18/11 - 0x0 Holanda

Próximos amistosos:
30/06 - Costa do Marfim (Thonon-Les-Bains, França)
02/06 - Eslovênia (Maribor, Eslovênia)

Jogos da Copa:
14/06 - Itália Cidade do Cabo, África do Sul)
20/06 - Eslováquia (Bloemfontein, África do Sul)
24/06 - Nova Zelândia (Polokwane, África do Sul)

Ranking da FIFA: *31º com 820 pontos
*Atualizado em 26 de maio de 2010

 

Participações em Copas do Mundo

7 participações
(1930, 1950, 1958, 1986, 1998, 2002 e 2006)

22 partidas
6 vitórias
7 empates
9 derrotas

27 gols pró
36 gols contra

Melhor resultado: 9º lugar em 1930

Fotos: Divulgação

Nenhum comentário:

Postar um comentário