domingo, 25 de abril de 2010

Mais um para a história

No estádio Castelão, acontece neste domingo (25), às 16h, a primeira partida da decisão do campeonato cearense 2010 entre Ceará e Fortaleza. Em mais uma edição da competição, os dois maiores clubes do Estado são os protagonistas da disputa pelo título.

Enquanto o time de Zé Teodoro luta pelo inédito tetracampeonato, a equipe de PC Gusmão promete fazer de tudo para impedir que isso aconteça e, consequentemente, o Alvinegro conquiste o título. Já são 92 anos de história. Em 32 vezes, o campeonato cearense foi decidido pelas duas equipes.

As paixões que envolvem esse confronto são tão intensas que a animação da população do Estado chega ao máximo em dias de Clássico-Rei. Grande parte da imprensa e dos torcedores mede a qualidade da competição pelos finalistas. Quando o título é decidido num Clássico-Rei, consideram que existiu um bom campeonato, pois muitos defendem que a continuação desse campeonato estadual se deve, apenas, à possibilidade de presenciarmos grandes confrontos entre Ceará e Fortaleza.


1º turno

A equipe do Fortaleza chegou a essa final, devido a sua campanha no 1º turno. Depois de um fraco início na competição, chegando a ser goleado pelo time do Crato por 4 a 0, o time que era comandado por Luiz Muller obteve um série de vitórias, jogando no estádio Alcides Santos. Essa sequência de jogos feitos em casa foi fundamental na classificação para as semifinais do 1º turno.

Depois de eliminar o Ferroviário, o Fortaleza chegou à final da primeira etapa da competição contra o Guarany de Sobral. Depois de estar perdendo por 4 a 1, o time tricolor empatou, levou a decisão para os pênaltis e conquistou o título do 1º turno do Cearense.

Já o Ceará prefere esquecer sua campanha feita nessa fase do campeonato, pois não conseguiu garantir a classificação para as semifinais do turno. Ainda nas últimas partidas dessa fase, trocou o técnico René Simões por PC Gusmão, com o intuito de fazer uma boa campanha na segunda fase e garantir sua vaga na decisão da competição.


2º turno

O Alvinegro conquistou de forma invicta o 2º turno, garantindo o primeiro lugar na classificação ainda na penúltima rodada. Depois da diretoria fazer algumas contratações e consertar muitas falhas que o time cometeu no 1º turno, o Ceará mostrou que queria fazer uma grande decisão contra o Fortaleza. Na semifinal do turno, goleou o time do Crato e na final, venceu a equipe do Guarany por 1 a 0, que mais uma vez ficou apenas com o vice.

Após empatar em 0 a 0 com o Itapipoca no estádio Alcides Santos, a equipe do Fortaleza não conseguiu a classificação para as semifinais dessa fase do Cearense. O Tricolor ainda fez mudança no comando técnico nas últimas partidas do 2º turno, trocando o treinador Luiz Muller por Zé Teodoro, com o objetivo de ele formar um time forte para a decisão do Cearense 2010.


Clássico-Rei

Enquanto o Ceará vem embalado com a conquista do 2º turno, o Fortaleza não faz uma partida oficial há 18 dias. Alguns alegam que o favoritismo é do Alvinegro, devido à sequência de jogos que a equipe vinha fazendo, mas o time de Zé Teodoro aproveitou esse período para recuperar jogadores que estavam no departamento médico e estudar o esquema tático e as variações da formação alvinegra.

Segundo o treinador Zé Teodoro, Fortaleza vem com a mesma tática do Ceará, que possui 4 jogadores no meio-campo, para equilibrar a posse de bola. Ele acredita que o Alvinegro venceu o 2º turno por saber como manter resultados positivos com o predomínio da posse de bola.

PC Gusmão passou a seus jogadores que cada partida do 2º turno foi uma decisão e afirma que o empenho dos jogadores nesses dois jogos não será diferente. Começa hoje, portanto, a ser escrito mais um capítulo dessa rivalidade histórica e ninguém pode garantir o que vai acontecer no final, nem mesmo os autores, porém a promessa de um disputado confronto é grande.


Esquemas táticos

Fortaleza: Fabiano; Peter, Leomar, André Turatto e Guto; Gilmak, Leandro, Coquinho e Eusébio; Paulo Isidoro e Betinho; Técnico: Zé Teodoro

Formação Tática: 4-4-2

Ceará: Diego; Luizinho, Fabrício, Anderson e Thyago Fernandes; Michel, Heleno(Careca), João Marcos e Geraldo; Erick Flores e Dinei; Técnico: Paulo César Gusmão

Formação Tática: 4-4-2

Trio de Arbitragem: Héber Roberto Lopes (PR/Fifa); Erick Bandeira (PE/Fifa); Dibert Pedrosa Moisés (RJ/Fifa)

Foto: Divulgação

Um comentário:

  1. Alan, menino...depois duma dessa, nem precisa ler nada antes do jogo... o/
    E eu só quero que seja um jogo limpo e ganhe quem merecer. Tanto faz, até... vou ter alguém pra frescar na segunda feira do mesmo jeito. =]
    huaiosoiuhasoiahsoiuhasoiuhas

    Abraço, equipe!

    ResponderExcluir