domingo, 25 de abril de 2010

Fortaleza larga na frente

Com gol de Paulo Isidoro, Fortaleza venceu Ceará por 1 a 0 no estádio Castelão na tarde deste domingo (25). Na segunda partida dessa decisão, que ocorre próximo domingo (02), o time tricolor joga, apenas, por um empate. No caso de uma derrota, o jogo irá para os pênaltis independente do placar, pois o regulamento da competição não considera o saldo de gols como critério de disputa.

1º tempo

Para quem esperava dois times cautelosos nas subidas ao ataque, surpreendeu-se com um início de partida bastante movimentada, pois as duas equipes iniciaram o jogo numa busca desenfreada pela criação de chances de gol. A intensidade da movimentação tanto do Fortaleza como do Ceará foi tão grande que, nos primeiros 10 minutos, ocorreram 3 lances claros de gol que quase abriram o placar.

A primeira chance foi do Fortaleza que, logo aos 2 minutos, após a cobrança de escanteio, André Turatto cabeceou para o gol, obrigando o goleiro Diego a fazer uma difícil defesa. Aos 6 minutos, o Ceará teve sua primeira chance de gol, após cruzamento de Arlindo Maracanã, Thyago Fernandes cabeceou e quase fez 1 a 0. Aos 7 minutos, depois da bola sobrar para Geraldo dentro da grande área, o meia acertou um chute no travessão do goleiro Fabiano.

Depois desse começo agitado, aconteceu o que grande parte da imprensa previu durante a semana. Com dois sistemas montados para serem capazes de realizar uma marcação vigorosa, utilizando um grande número de volantes em suas escalações, a partida começou a se desenvolver apenas no meio-campo, pois os setores ofensivos esbarravam nas linhas defensivas formadas pelos treinadores PC Gusmão e Zé Teodoro.

2º tempo

Na segunda etapa da partida, o mesmo retrato de intensa marcação que ocorreu no 1º tempo, permaneceu como traço característico do jogo. Apenas aos 30 minutos é que o desenho do confronto começou a ser alterarado, quando Zé Teodoro fez duas alterações com a intenção de dar mais poderio ao ataque tricolor. Trocou Coquinho, que teve uma boa atuação, anulando as tentativas de criação do meia Geraldo, pelo jogador Alex Gaibu. A outra mudança foi a retirada de Bismarck para a entrada do atacante Tatu.

As substituições provocaram o efeito esperado e o Fortaleza passou a levar mais perigo à meta do defensor Diego. Aos 33 minutos, depois de um passe do Gilmack, o meia Paulo Isidoro encobriu o goleiro e abriu o placar num período essencial para determinar o vencedor da partida.

Logo depois de estar vencendo por 1 a 0, Paulo Isidoro saiu para a entrada de Fábio Recife, com intuito de recompor o sistema defensivo com três volantes e manter o resultado. A alteração deu certo e a equipe tricolor garantiu a vitória, obtendo uma importante vantagem na disputa do título do Campeonato Cearense.

Nesse momento, é curioso pensar a forma como o treinador PC Gusmão irá montar sua equipe para tentar uma vitória sobre o Fortaleza, pois ele precisará fazer algumas alterações táticas para evitar que os meias Erick Flores e Geraldo tenham seu potencial ofensivo novamente anulado pela marcação dos volantes Coquinho e Gilmack. Portanto, ainda não tem nada decidido e nos resta aguardar as emoções proporcionadas por mais um Clássico-Rei.

3 comentários:

  1. Eu não vi o jogo todo. Tava alternando os canais entre NBA, Campeonato Paulista e Campeonat Cearense... mas eu adivinhei o gol ^^' E fiquei puto! ^^' Era pra ter sido 0x0. Agora quero é ver nego na segunda feira, tudo com camisa do Fortaleza, charlando, né, Alan. :P
    huioasoiuhasoiuhasoiuhasoihas

    ResponderExcluir
  2. O Zé Teodoro deu um nó no PC. É só marcar o Geraldo que acabou o time do Kanal, a verdade é essa.

    Vamos ser TETRA!

    Helano

    ResponderExcluir
  3. Amigo meu tava cantando na aula:
    Tentativas em vão... Tentar tirar o tetra do Leão...
    heauheaueahuh ;p
    tenso

    ResponderExcluir