sábado, 18 de setembro de 2010

“Soberano - Seis Vezes São Paulo”: impressões

Soberano-Cartaz

Estreou nessa sexta-feira (17) em todo o país, o documentário “Soberano – Seis Vezes São Paulo”. O filme da produtora G7 Cinema tem direção de Carlos Nader, roteiro de Maurício Arruda e trilha do cantor são-paulino Nando Reis.

O filme mostra a trajetória heróica do time brasileiro ao conquistar os 6 títulos inéditos do Campeonato Brasileiro. O documentário une depoimentos de jogadores, técnicos e presidentes junto com as histórias de torcedores, que foram selecionados através de vídeos postados no site do filme.

Soberano” conta com imagens e narrações dos jogos memoráveis que fizeram do São Paulo Futebol Clube o único time brasileiro a conquistar 6 títulos nacionais, sendo os últimos três, de forma consecutiva e inédita.

Além das imagens das conquistas do Brasileiro de 1977, 1986, 1991, 2006, 2007 e 2008, há um bela homenagem ao técnico Telê Santana que comandou o time nas conquistas do Brasileiro (1991), do Paulista (1991 e 1992), da Libertadores (1992 e 1993), do Mundial Interclubes (1992 e 1993), da Recopa Sul-Americana (1993 e 1994) e da Supercopa dos Campeões da Libertadores (1993).

O documentário faz parte da campanha que o clube começou há algum tempo de conseguir mais torcedores. Segundo pesquisa realizada pelo diário esportivo, Lance! o Tricolor Paulista foi o time que mais conquistou torcedores nos últimos anos. Ganhou cerca de 3,5 milhões de torcedores em 6 anos.

O time do São Paulo é um dos clubes brasileiros mais bem sucedidos da história do país. Desde que o Campeonato Brasileiro começou a ser disputado por pontos corridos em 2003, o Tricolor sempre esteve entre os 3 melhores colocados. No ranking da Revista Placar, que calcula a soma de todos os títulos conquistados por uma equipe, o time lidera com 383 pontos.

 

HeroisHeróis são-paulinos: Telê Santana, Muricy Ramalho (técnicos), Raí (atacante) e Rogério Ceni (goleiro)

A história do time paulista sempre teve seus personagens que marcaram não só o time, mas também para o futebol brasileiro. Técnicos ranzinzas (Telê e Muricy), atacantes excepcionais (Careca, Müller e Raí) e ótimos goleiros (Gilmar, Zetti e Rogério Ceni).

O filme é cheio de histórias emocionantes. Mesmo aquele espectador que não é torcedor são-paulino ficaria arrepiado com o grito da torcida e a emoção de assistir a um gol importante. Dá para rever lances histórico do futebol nacional, gols decisivos e cenas de bastidores. Vale a pena.

 

Veja o trailer do filme:

 

Ouça um trecho da música “Soberano”, escrita por Nando Reis especialmente para a trilha do filme:

Imagens: Divulgação

Um comentário: