terça-feira, 14 de setembro de 2010

Rafael Nadal conquista o US Open 2010

Nadal                                                        Nadal sempre morde os troféus que ganha

Como era de se esperar, o espanhol número 1 do mundo, Rafael Nadal conquista pela primeira vez o único troféu que faltava em sua carreira, o US Open. Numa partida longa, de quase 4 horas de duração, Nadal mostrou ao mundo porque é o melhor tenista da atualidade, vencendo o sempre bem humorado tenista sérvio Novak Djokovic por 3 a 1 (6/4, 5/7, 6/4 e 6/2).

A partida, que deveria ter sido realizada no domingo, dia 12, foi transferida para a tarde dessa segunda-feira (13), por causa da chuva forte que caiu em Nova York. A partida de ontem chegou a ser interrompida pela chuva por quase 2h, mas foi reiniciada.

Antes da chuva, Nadal vencia Djokovic por 1 a 0 (6/4) e empatava o 2º set em 4/4. Djokovic perdia o 2º set por 4/1, quando chegou ao empate. Depois de reiniciada a partida, o sérvio confirmou sua vitória no 2º set por 7/5. A partir daí, os erros consecutivos de Djokovic atrapalharam suas jogadas e Nadal soube aproveitar bem os games seguintes para consolidar sua vitória. O espanhol venceu o 3º set por 6/4 e o 4º set por 6/2 e sagrou-se campeão do torneio.

Nadal tinha a torcida a seu favor que, de tão animada, teve que ser repreendida pelo árbitro e pelos próprios espectadores mais de uma vez durante a partida. Sua mãe, Ana, sua irmã, María Isabel e seu tio e técnico, Toni Nadal, acompanharam a partida no Arthur Ashe Stadium e vibraram muito no último ponto.

 

Nadal-Djokovic-Winners                                                      Nadal ao lado de Djokovic com o troféu inédito do US Open

Ao ser questionado pela organização do torneio durante a cerimônia de entrega dos prêmios, Djokovic reconheceu a vitória de Nadal: “Agora ele é o melhor tenista do mundo e realmente merece esse título”. Nadal, visivelmente emocionado pela conquista inédita, disse “Isso é mais do que eu sonhei”.

Nadal já havia vencido Roland Garros e Wimbledon desse ano, além do Masters 1000 de Monte Carlo, (Mônaco), Roma (Itália) e Madri (Espanha). O tenista disputou 66 partidas com 59 vitórias e apenas 7 derrotas.

A vitória de Nadal no US Open foi destaque na imprensa internacional. O site do jornal espanhol El Mundo exaltava o tenista: "Nadal, absolutamente grande", o espanhol As também: "Nadal já é imortal". A revista americana Sports Illustrated destacou o feito do tenista espanhol "Um lugar na história". O jornal americano USA Today também reforçou a marca histórica do tenista “Rafael Nadal solidificou seu lugar no panteão dos grandes do Tênis”

 

CARREIRA

O tenista canhoto, nascido em Manacor, Malhorca, Espanha, conseguiu o 42º título na sua carreira como profissional. São 9 títulos de Grand Slam, sendo 5 em Roland Garros, 2 em Wimbledon, 1 no Aberto da Austrália e 1 no Aberto dos Estados Unidos, com 113 vitórias e apenas 17 derrotas. O espanhol ainda tem uma medalha de ouro nas Olimpíadas de Pequim de 2008, 18 torneios ATP World Tour Masters 1000, 9 títulos do World Tour 500 Series e 5 títulos do World Tour 250 Series.

Com a vitória no US Open, Nadal tornou-se o mais jovem tenista na Open Era a conquistar todos os Grand Slam (Austrália, Roland Garros, Wimbledon e Estados Unidos). Nadal conseguiu o feito aos 24 anos e 71 dias. Ele também se juntou ao seleto grupo de tenistas que venceram os 4 Grand Slam na carreira: Fred Perry (Inglaterra), Don Budge (Estados Unidos), Roy Emerson (Austrália), Rod Laver (Austrália), Andre Agassi (Estados Unidos) e Roger Federer (Suíça).

 

RANKING ATP

A Associação dos Tenistas Profissional divulgou na segunda-feira (13) um novo ranking atualizado. Nadal se distanciou ainda mais do 2º colocado mesmo tendo disputado 2 torneios a menos. A única mudança entre os 10 primeiros do ranking foi a troca de posição de Djokovic com Federer. O brasileiro Thomaz Bellucci subiu uma posição e Ricardo Mello também melhorou sua posição de 81º para 75º, ambos os tenistas abandonaram o US Open na segunda rodada.

1     Rafael Nadal (ESP)             12,025 em 19 torneios disputados
2     Novak Djokovic (SRB)          7,145 em 21 torneios disputados
3     Roger Federer (SUI)             6,735 em 21 torneios disputados
4     Andy Murray (GBR)              5,035 em 18 torneios disputados
5     Robin Soderling (SWE)         4,910 em 24 torneios disputados
6     Nikolay Davydenko (RUS)     4,150 em 25 torneios disputados
7     Tomas Berdych (CZE)           3,780 em 24 torneios disputados
8     Fernando Verdasco (ESP)     3,330 em 25 torneios disputados
9     Mikhail Youzhny (RUS)         3,295 em 23 torneios disputados
10   David Ferrer (ESP)               3,200 em 23 torneios disputados
27   Thomaz Bellucci (BRA)         1,455 em 27 torneios disputados
75   Ricardo Mello (BRA)                683 em 21 torneios disputados

Atualizado em 13 de setembro de 2010

Imagens: US Open

Nenhum comentário:

Postar um comentário