sábado, 26 de junho de 2010

Clássico nas oitavas de final

Alemanha e Inglaterra fazem nesse domingo (27) uma das partidas mais aguardadas dessa fase de oitavas de final. O jogo vai ocorrer em Bloemfontein no estádio Free State, às 11h. O confronto entre as duas equipes europeias será marcado pela disputa entre uma equipe jovem comandada por Özil e Muller e uma seleção experiente (média de idade de 28 anos) que conta com jogadores consagrados no universo do futebol.
Acompanhando a história das Copas do Mundo, vemos que esse clássico sempre proporcionou bons espetáculos nos Mundiais. Eles já se encontraram 4 vezes, sendo que em três oportunidades, a partida foi para a prorrogação. Em 1966, os alemães e ingleses se enfrentaram na final. A Inglaterra saiu vitoriosa só na prorrogação ao vencer por 2 a 0. No tempo regulamentar, as duas equipes terminaram em 2 a 2.

A campanha das duas seleções nessa primeira fase da competição não foi tão boa quanto se esperava. O bom jogo de estreia da seleção alemã fez com que grande parte dos que acompanham futebol passassem a acreditar nos alemães como fortes candidatos ao título, apesar da inexperiência. Nas outras duas rodadas, ficaram evidentes as falhas que possui o time alemão. A atuação da equipe inglesa foi muito esperada mesmo antes do início do Mundial, devido ao bom desempenho nas eliminatórias comandado pelo treinador Fábio Capello. Porém, os ingleses decepcionaram, pois a vitória e a classificação só vieram na última partida do grupo.


Alemanha


Apesar do bom jogo de estreia contra a Austrália, os alemães encontraram algumas dificuldades para garantirem a classificação em primeiro lugar do grupo D. A velocidade e o bom toque de bola do setor de meio-campo alemão passaram a sentir o peso da juventude e da inexperiência dos jogadores de seu elenco. A principal arma alemã é a diversificação na criação de jogadas pelos meio-campistas. Além dos dois responsáveis pelo setor criativo, a boa saída de bola do volantes Khedira e Schweinsteinger contribui bastante para a qualidade no toque de bola do time alemão.

Porém, o treinador Joachim Löw talvez não poderá contar com o volante Schweinsteinger para essa partida. O meia sofreu uma lesão na coxa e ainda é dúvida para o jogo de logo mais. Seu substituto deverá ser o jovem Toni Kroos, 20 anos, que atua no Bayern Leverkusen. Outro jogador que atuou na partida contra Gana e não deverá participar desse clássico é Boateng, que se recupera de uma contusão. Badstuber deve ser o substituto. Ele começou como titular no jogo contra a Austrália. O brasileiro naturalizado alemão Cacau também não deve participar do confronto. Além da volta de Klose, que cumpriu suspensão, o brasileiro não deverá ser opção para Löw, devido às dores abdominais que o jogador sentiu no treinamento da sexta-feira.

Campanha
4x0 Austrália
0x1 Sérvia
1x0 Gana

 

Inglaterra

Os ingleses não começaram bem nesse Mundial, mas Fábio Capello afirmou que a história agora é outra e que os ingleses conseguirão encontrar seu bom futebol agora nas oitavas de final. A verdade é que o treinador do English Team sofre para definir sua escalação ideal. Em três rodadas disputadas, sempre houve uma mudança na escolha dos jogadores que começaram as partidas.

A Inglaterra sempre entra como favorita para a conquista do título, devido a seu elenco repleto de jogadores talentosos, mas o grande problema é que eles não conseguem repetir na seleção as boas atuações que têm em seu clubes. A experiência da seleção atual pode mudar esse retrato segundo Gerrard. “Experiência ajuda. Eu estive envolvido em partidas importantes durante a minha carreira e eu acredito que isso me dá um boa situação hoje. Há muita pressão e é uma situação tensa, com muita coisa valendo. Só que é mais empolgação. Mal posso esperar para chegar lá e espero possamos ganhar a partida”, completou o meia que tem se mostrado o melhor atleta do elenco inglês até aqui.

Para essa partida, Capello conta com a volta do defensor Carragher que cumpriu suspensão na última partida contra a Eslovênia.

Campanha
1x1 Estados Unidos
0x0 Argélia
1x0 Eslovênia

 

O jogo

Além de Alemanha e Inglaterra representarem grandes personagens na história do futebol, assistir ao confronto entre as duas equipes será interessante para ver o duelo entre os sistemas de meio-campo alemão e inglês. A juventude do meio-campo alemão e a experiência do meio-campo inglês deverão ser os protagonistas dessa partida das oitavas de final. As duas seleções são marcadas pela criatividade no setor. Portanto, vencerá o jogo quem conseguir ganhar a disputa de criatividade, pois cada equipe conta com bons atacantes que não deverão desperdiçar as oportunidades de gol que surgirem. De um lado, Klose busca atingir o recorde de jogador que mais marcou em Copas do Mundo. Do outro, Rooney quer ser decisivo para sua equipe para ser considerado um dos melhores atletas da história da seleção inglesa.

 

Ficha técnica

Alemanha x Inglaterra

Local: Estádio Free State, Bloemfontein
Data: 26/06, domingo
Horário: 11h
Árbitro: Jorge Larrionda (URU)

Alemanha (4-5-1)
1- Neuer, 16- Lahm, 3-Friedrich, 17- Mertesacker e 14- Badstuber; 6-Sami Khedira e 18-Toni Kroos; 13-Müller, 8- Özil e 10- Podolski; 11-Klose

Técnico: Joachim Löw

Inglaterra (4-4-2)
1-James, 2- Johnson, 6- Terry, 18- Carragher (20-Ledley King) e 3-Ashley Cole; 16-Milner, 14- Barry, 8-Lampard e 4- Gerrard; 10- Rooney e 19- Defoe

Técnico: Fabio Capello

Foto: Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário