domingo, 27 de junho de 2010

Argentina e México se reencontram no Mundial de 2010


Argentina e México vão decidir na tarde desse domingo (27) no estádio Soccer City, em Johanesburgo, mais uma vaga das quartas de final. O vencedor dessa partida enfrentará a badalada Alemanha, que eliminou a Inglaterra goleando-a por 4 a 1. Em 2006, Argentina e México também se encontraram nessa mesma fase da competição. Naquela ocasião, o jogo terminou empatado em 1 a 1 no tempo regulamentar, mas a Argentina venceu por 1 a 0 na prorrogação.

Desacreditados antes do Mundial, devido à má campanha realizada nas eliminatórias sul-americanas, os argentinos chegaram à África do Sul sob o olhar de muita desconfiança. Mas mostraram um bom futebol e um forte ataque nas três vitórias conquistadas na primeira fase. Os mexicanos vieram de um grupo bastante difícil. Empataram em 0 a 0 com os donos da casa, mas garantiram uma vitória fundamental para a classificação diante da França.

 

Argentina

Com a boa atuação na fase de grupos, a Argentina vem como a principal favorita para garantir a vaga. Com três rodadas disputadas, a força do sistema ofensivo ficou evidente. A velocidade e a habilidade dos jogadores de ataque fizeram com que o treinador Maradona formasse um time com o objetivo de sempre buscar o gol. Com várias opções de jogadores ofensivos no banco de reservas, o técnico argentino conta com as mais variadas opções de jogadas ofensivas. Esse poderio de ataque proporcionou aos argentinos uma grande superioridade técnica no grupo, terminando na primeira colocação da chave até com certa facilidade.

Essa força ofensiva já era esperada antes da Copa do Mundo, pois notava-se a qualidade do ataque argentino, apesar das dificuldades enfrentadas nas eliminatórias. A grande interrogação sobre a equipe do craque Messi se dava, verdadeiramente, acerca da qualidade da defesa. Grande parte da imprensa esportiva e dos críticos de futebol questionou qual seria o tamanho do prejuízo causado pela falhas de organização da zaga argentina. Com o início do Mundial, essa preocupação continuou até agora, nas oitavas de final. Mesmo com apenas um gol levado, os argentinos fizeram parte de uma grupo não tão competitivo e que não ameaçou bastante a meta do goleiro Romero.

A principal crítica feita à defesa argentina se refere a seu lado direito, que é onde atua Jonas Gutiérrez. Para essa partida, Maradona não poderá contar com o zagueiro Samuel, que está machucado. O jogador foi apontado por muitos como o principal responsável por impedir os vexames da zaga argentina na primeira fase. Burdisso é o nome mais cotado para substituir Samuel. A volta de Verón ao time ainda não foi confirmada. Seu substituto deverá ser Maxi Rodriguez.

Campanha
1x0 Nigéria
4x1 Coreia do Sul
2x0 Grécia

México

Os mexicanos ainda não mostraram o futebol que era esperado antes do Mundial, apesar da classificação no difícil grupo A. A seleção do técnico Javier Aguirre é uma equipe que aposta na velocidade para surpreender a Argentina. O ex-jogador do Barcelona, Giovanni dos Santos é o jogador da equipe mexicana que mais cria perigosas situações de gol. Segundo ele, o México tem grande chances de passar para as quartas de final. "A defesa deles dá muito espaço aos contra-ataques. Temos um estilo de jogo rápido, e podemos aproveitar nesse sentido", destacou o atleta.

O técnico Javier Aguirre tem todos os jogadores disponíveis para essa partida. O atacante Carlos Vela está novamente à disposição, depois de ter se recuperado uma lesão.

Campanha
1x1 África do Sul
2x0 França
0x1 Uruguai

 

O jogo

O confronto entre duas seleções destacadas pela sua velocidade ofensiva prometem dar muita movimentação à partida de logo mais. A Argentina deverá ser superior na posse de bola, enquanto os mexicanos deverão aproveitar as oportunidades de contra-ataque, pois as situações proporcionadas pela deficiências da defesa argentina deverão se comportar como a principal estratégia mexicana de vencer os argentinos. Para a Argentina, sua superioridade ofensiva a colocará como a principal responsável por tomar as iniciativas do jogo.

 

Ficha Técnica

Argentina x México

Local: Estádio Soccer City, Joanesburgo
Data: 27/06, domingo
Hora: 15h30
Árbitro: Roberto Rosetti (ITA)

Argentina (4-3-3)
22- Romero, 17-Jonás Gutiérrez, 2- Demichelis, 4- Burdisso e 6-Heinze; 14- Mascherano, 20-Maxi Rodríguez e 7- Dí Maria; 10- Messi, 11- Tevez e 9- Higuaín

Técnico: Diego Armando Maradona

México (4-3-3)
1- Pérez, 5-Osorio, 15- Moreno, 2- Rodríguez e 3- Salcido; 4- Márquez, 6- Torrado e 18- Guardado; 17-Giovani dos Santos, 14- Hernández e 9-Guillermo Franco

Técnico: Javier Aguirre

Foto: Espn Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário