sábado, 29 de maio de 2010

Faltam 12 dias para a Copa do Mundo

Nigéria

REPÚBLICA FEDERAL DA NIGÉRIA

Capital: Abuja
Língua oficial: Inglês
Presidente: Goodluck Jonathan
População: 148.000.000 habitantes (2007)

 

 

 

 

NIGÉRIA - “Super Águias”

Nigeriaqs4

A seleção nigeriana conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após enfrentar algumas dificuldades nas eliminatórias do continente africano. Apesar de terminarem o torneio de forma invicta, os nigerianos só garantiram o direito de ir à África do Sul na última partida ao vencerem o Quênia por 3 a 2 e contarem com a derrota da Tunísia por 1 a 0 pela equipe de Moçambique. Até essa rodada, a Tunísia liderava o grupo.

Filiada à Associação Nigeriana de Futebol (NFA), a seleção já disputou três edições de Copas do Mundo, 1994, 1998 e 2002. Na campanha de 1994, o elenco nigeriano foi considerado um dos melhores de seu continente, chegando até as oitavas de final. Em 1998, eles chegaram também até esta etapa da competição, porém decepcionaram em 2002 ao serem eliminados ainda na primeira fase.

 

Eliminatórias para a Copa da África do Sul

Grupo B             J    V   E   D  GF  GC  Pts
Nigéria              12   9    3   0   20    5   30

2x0 e 1x0 África do Sul
1x0 e 4x1 Serra Leoa
1x0 e 2x0 Guiné Equatorial
0x0 e 1x0 Moçambique
3x0 e 3x2 Quênia
0x0 e 2x2 Tunísia

Classificada em 1º lugar do Grupo B

 

O que esperar

A seleção da Nigéria faz parte do Grupo B, que também é composto por Argentina, Coreia do Sul e Grécia. A equipe nigeriana pode ter dificuldades para passar da primeira fase da competição, pois a vulnerabilidade do setor defensivo pode ser um fator que prejudicará bastante a busca pelos objetivos dos Super Águias. Entretanto, não será surpresa se os nigerianos chegarem até as oitavas de final, pois não existe uma clara definição de quem é a segunda maior força que compõe a chave. Com um elenco renovado, a Nigéria quer surpreender assim como fez em 1994.

 

Destaques

Obafemi Martins (Atacante nigeriano, 25 anos)

Michael-Eneramo

Nascido em Lagos, o atual atacante do time alemão Wolfsburg é o grande destaque da seleção da Nigéria. Foi o autor de dois gols na vitória de 3 a 2 contra o Quênia, partida que levou os nigerianos para o Mundial da África do Sul. Com 16 gols marcados, Martins é o quinto maior artilheiro da seleção nigeriana. Jogador de bastante força e velocidade, ele já conquistou um campeonato italiano, foi duas vezes campeão da Copa da Itália e escolhido o melhor jogador jovem do continente africano nos anos de 2003 e 2004.

 

 

Principais Jogadores

Obi Mikel Osaze Odemwingie

Apesar dos grandes jogadores nigerianos revelados na década de 90 terem colocado o país num importante patamar do universo do futebol, a lista de convocados que disputará a Copa da África do Sul conta somente com um jogador que fez parte do elenco que encantou no Mundial dos Estados Unidos, Nwankwo Kanu. Porém, o atacante de 33 anos não tem mais o mesmo futebol, sendo apenas o reserva da equipe da Nigéria. Sua contribuição se deve mais à experiência transmitida aos atletas mais jovens. Os nigerianos possuem como principal força o seu estilo ofensivo, porém apresentam muitas falhas na defesa, assim como a maioria das seleções da África.

Obi Mikel, atual volante do Chelsea, é um dos principais responsáveis pela organização do meio campo nigeriano. Entretanto, ele é utilizado como o principal armador de jogadas da equipe, prejudicando a qualidade de sua atuação que rende muito mais quando é escalado como volante. Campeão inglês e escolhido o melhor jogar jovem do campeonato inglês nos de 2007 e 2008, o jogador é fundamental para o sistema defensivo do clube inglês, porém não tem essa potencialidade utilizada na seleção nacional.

Osaze Odemwingie, atual atacante do clube russo Lokomotiv Moscow, é caracterizado por garantir ao setor ofensivo da Nigéria maior velocidade. Atacante de origem, o jogador deverá ser escalado no meio-campo para dar maior rapidez na criação de jogadas. Na Copa Africana de Nações no início do ano, foi escolhido para compor a seleção da competição. Nesse torneio, os nigerianos terminaram classificados em terceiro lugar ao vencerem Moçambique por 3 a 0, com dois gol marcados por Odemwingie.

 

Possível escalação

Nigéria

Vincent ENYEAMA, Joseph YOBO, Danny SHITTU, Uwa ECHIEJILE, Onyekachi APAM, Yussuf AYILA, Sani KAITA, Peter ODEMWINGIE, John Obi MIKEL, Obafemi MARTINS e Yakubu AIYEGBENI;

Treinador: Lars Lagerback

 

 

 

Últimos jogos:
25/05 - 0x0 Arábia Saudita
03/03 - 5x2 República do Congo
30/01 - 1x0 Argélia

Próximos amistosos:
30/05 - Colômbia (Milton Keynes, Inglaterra)
06/06 - Coreia do Norte  (Joanesburgo, África do Sul)

Jogos da Copa:
12/06 - Argentina (Joanesburgo, África do Sul)
17/06 - Grécia (Bloemfontein, África do Sul)
22/06 - Coreia do Sul (Durban, África do Sul)

Ranking da FIFA: *21º com 883 pontos
*Atualizado em 26 de maio de 2010

 

Participações em Copas do Mundo

3 participações
(1994, 1998 e 2002)

11 partidas
4 vitórias
1 empates
6 derrotas

14 gols pró
16 gols contra

Melhor resultado: 9º lugar em 1994

Fotos: Divulgação e MTN Football

Nenhum comentário:

Postar um comentário