domingo, 30 de maio de 2010

Faltam 11 dias para a Copa do Mundo

Nova Zelândia

NOVA ZELÂNDIA

Capital: Wellington
Línguas oficiais: Inglês, maori e língua de Sinais Neozelandesa 
Primeiro-ministro: John Key
População: 4.268.000 habitantes (2008)

 

 

 

NOVA ZELÂNDIA - “Brancos

Nzfootball

A seleção neozelandesa conseguiu uma vaga no Mundial da FIFA, após uma campanha sem muitos problemas no torneio eliminatório da Oceania. Sem a Austrália na disputa, que passou disputar uma vaga para a Copa nas eliminatórias asiáticas, o caminho para a classificação da Nova Zelândia ficou mais fácil. Filiada à Associação de Futebol da Nova Zelândia (NZF), os neozelandeses participaram somente de uma edição de Copa do Mundo, 1982. Compondo o mesmo grupo do Brasil, foram eliminados ainda na primeira fase. Perderam as três partidas que disputaram por goleadas. A seleção brasileira venceu o jogo por 4 a 0. O atual treinador da Nova Zelândia, Ricki Herbert, fez parte do elenco que atuou naquele Mundial.

 

Eliminatórias para a Copa da África do Sul

Equipe               J    V   E   D  GF  GC  Pts
Nova Zelândia    7    7   0    0  17    3    21

2x0 e 2x0 Fuji
2x1 e 4x1 Vanuatu
3x1 e 3x0 Nova Caledônia
1x0 Bahrein (repescagem)

Classificada em após vencer jogo da repescagem

 

O que esperar

A seleção da Nova Zelândia faz parte do Grupo F, que também é composto por Eslováquia, Itália e Paraguai. A equipe deverá ser eliminada ainda na primeira fase. Sem um elenco experiente em grandes competições internacionais, os neozelandeses terão muitas dificuldades para garantir pelo menos a segunda colocação na chave. A quarta colocação do grupo na Copa das Confederações de 2009 demonstrou a falta de qualidade da seleção. Foram duas derrotas e um empate. Terminaram a competição sem marcar um gol sequer. A ingenuidade da equipe e a falta de técnica dos atletas que compõem a lista de convocados de Ricki Herbert dificilmente possibilitarão que algo diferente de 1982 aconteça agora em 2010.

 

Destaques

Leo Bertos (Meio-campista neozelandês, 28 anos)

Leo BERTOS during the New Zealand squad Photo shoot held at the Sunnyside Park Hotel in Parktown, Johannesburg on the 19 June 2009
Photo by: Ron Gaunt/SPORTZPICS

Nascido em Wellington, o atual meio-campista do time neozelandês Wellington Phoenix, é o grande destaque do elenco da Nova Zelândia. Jogador de bastante velocidade, Bertos é fundamental no setor de criação das jogadas da seleção. Em amistoso contra a Itália no ano de 2009, foi o autor de duas assistências na derrota por 4 a 3 da Azurra.

A essencialidade do jogador nesse elenco é evidente, quando ele tem seu potencial anulado pela marcação, pois se Bertos não joga bem, o sistema ofensivo da Nova Zelândia também não consegue atuar de forma eficiente.

 

 

 

Principais Jogadores

Ryan Nelsen Chris Killen

Com um elenco composto de jogadores fortes fisicamente e de boa estatura, o jogo aéreo se tornará a principal arma da equipe neozelandesa na África do Sul. Porém, isso não costuma ser suficiente para surpreender numa Copa do Mundo.

Ryan Nelsen, atual zagueiro do clube inglês Blackburn Rovers, é o principal responsável pela organização de uma sólida defesa na formação do time titular. Jogador de 32 anos, ele é o capitão da equipe, exercendo um importante papel de liderança na seleção. Nos anos de 2003 e 2004, foi escolhido o melhor zagueiro da Major League Soccer, principal campeonato dos Estado Unidos.

Chris Killen, atacante do Middlesbrough, é outro jogador que pode contribuir bastante para o desempenho da Nova Zelândia, devido a sua experiência internacional. O atleta já atuou pelo Celtic e Manchester City. Com grande capacidade de marcar gols no jogo aéreo, o atacante é um das maiores esperanças para quebrar o recorde de gols de Vaughn Coveny, que foi o jogador que mais fez gol com a camisa dos neozelandeses. Sua importância para a seleção é tão grande que, nas Olimpíadas de 2008, foi um dos três jogadores acima de 23 anos a compor o time olímpico.

 

Possível escalação

Nova Zelândia2

Mark PASTON, Ben SIGMUND, Ivan VICELICH, Ryan NELSEN, Tony LOCHHEAD, Tim BROWN, Simon ELLIOTT, Leo BERTOS, Michael McGLINCHEY, Shane SMELTZ e Chris KILLEN;

Treinador:  Ricki Herbert

 

 

Últimos jogos:
29/05 - 1x0 Sérvia
24/05 - 1x2 Austrália
03/03 - 0x2 México

Próximos amistosos:
04/06 - Eslovênia (Maribor, Eslovênia)

Jogos da Copa:
15/06 - Argentina (Rustenburgo, África do Sul)
20/06 - Grécia (Nelspruit, África do Sul)
24/06 - Coreia do Sul (Polokwane, África do Sul)

Ranking da FIFA: *78º com 410 pontos
*Atualizado em 26 de maio de 2010

 

Participações em Copas do Mundo

1 participação
(1982)

0 vitórias
0 empates
3 derrotas

2 gols pró
12 gols contra

Melhor resultado: 23º lugar em 1982

Fotos: Divulgação, FIFA e NZF

Nenhum comentário:

Postar um comentário