segunda-feira, 26 de abril de 2010

O técnico nosso de cada dia

Por Juscelino Ramos, estudante de Jornalismo da UFC

A Copa do Mundo se aproxima, conforme mostra o contador regressivo ali do lado, e a decisão do técnico Dunga, acerca de quais jogadores levar, também vai ficando cada vez mais perto de acontecer.

Bem verdade que todos nós viramos técnicos de futebol em época de Copa, todos sabemos o que fazer, sabemos quais jogadores levar, temos conhecimento da tática certa para cada jogo. Bem, são 190 milhões de maestros para reger aquela orquestra de estrelas. Todavia uma dúvida vem tomando conta da cabeça de muitos (inclusive do Dunga?): E quanto a Neymar, Ganso e Ronaldinho Gaúcho?

Sinceramente, não levaria o Neymar. Garoto jovem e com muito caminho para andar. As atitudes que toma, sem pensar, provavelmente, por mera “brincadeira”, podem acarretar situações indesejadas numa partida de Mundial, nas quais o respeito, em tese, predomina.

Ronaldinho Gaúcho deveria ter lugar cativo em todos os times do mundo, mediante o futebol apresentado nos últimos anos, mas, com as atuações instáveis que vem mostrando pelo Milan, dificilmente será convocado. Se bem que eu o chamaria para jogar a pelada de final de semana, com certeza.

Já o Paulo Henrique é, por muitos, aclamado para realmente compor o time de Dunga. O jeito moleque atrelado a um futebol de classe vem encantando vários torcedores por aí, inclusive corinthianos, palmeirenses e são paulinos. O fato é que, se convocado, teria que desbancar ninguém mais ninguém menos que o astro Kaká, que detonou no último jogo do Real.

A pergunta é: se convocado, poderiam queimar o Ganso? Bem... Não vou muito longe, não, do lado do CT do Santos, ano passado, Diego Sousa vinha apresentando um futebol de altíssimo nível pelo Palmeiras. Bastava ver os resultados e o estilo de jogo do garoto. Os dribles, o poder de decisão, a capacidade indubitável... Todos clamavam por seleção. O fato foi que ele foi para a seleção brasileira e, quando voltou, seu time alavancou uma das piores campanhas do segundo turno de 2009. Talvez não estivesse tão preparado assim? Achou que era estrela demais? Quem sabe, né?!

Acho que a meninada toda do Santos merece uma vaga na Seleção Canarinha, mas não agora. Sedentos de futebol como demonstram ser, por que não mais umas temporadas (aqui no Brasil, por favor) para que possamos avaliar o seu futebol-arte com jeito moleque? Sim, eles são capazes, mas o grupo verde-amarelo está junto há muito tempo. E quem viu 2006 sabe que futebol não é só estrelismo, mas também entrosamento. E bem... não dá para juntar o time do Santos e levar para Copa.

9 comentários:

  1. Concordo em genero, numero e DEGRAU... A mídia fica impondo isso. Se arrebentarem na copa, mil maravilhas, mas se só fizerem m****, a culpa vai todinha pro Dunga...

    Quem sabe na copa de 2014, isso se o mundo não acabar em 2012 hehehe

    ResponderExcluir
  2. Análise perspicaz... o que importa num time, além do talento dos jogadores, é o trabalho em equipe. Em um time só de estrelas, talvez pelo ego de cada jogador, o trabalho em equipe é prejudicado.

    ResponderExcluir
  3. concordo em partes, cê sabe... pra mim, o Ganso merece, sim, uma vaga nesse grupo. não pra ser titular, claro, mas como um reserva que pode fazer o papel do Kaká, se necessário - quem, nessas últimas convocações, pode ser capaz disso, hmm? - ou como uma outra opção técnica/tática pra mudar a cara do jogo... o entrosamento é muito³ importante, mas o momento que cada jogador vive também é. não dá pra negar que esse menino tá jogando demais, muito melhor do que alguns dos titulares do Dunga, até. (:

    ResponderExcluir
  4. Bela análise ! É fato conhecido que para atingir um bom patamar, em qualquer profissão, é necessário muito mais que "boa fase" ! precisa provar que o talento é constante e ter maturidade, o que falta em muitos garotinhos-bom-de-bola por aí.

    ResponderExcluir
  5. Análise interessante, só penso que jogadores como os chamados "meninos da vila", merecem oportunidade na seleção com o único objetivo de conhecerem o ambiente, nada mais, seriam os famosos "esquenta banco", mas aprenderiam muito nos bastidores e nos treinamentos com os atletas mais experientes e consagrados, ou não....

    ResponderExcluir
  6. Juss eu li, gostei, so trocaria uma palavra, ao invés de de entrosamento por comprometimento, lá no último parágrafo...
    E outra coisa, na minha opinião, o Ganso tem que ir por uma questao de merecimento, seria reserva do Kaka. Mas apenas minha opiniao e seu texto ta mt bom
    heheheh

    ResponderExcluir
  7. Juss, eu levaria o Ganso, com certeza. Na falta do Kaká (ele parece que não vai levar o Gaúcho mesmo então...) quem vai resolver e organizar o time? Josué? J. Batista? O Ganso tem um futebol muito refinado, muito bom de bola ele. Em outras copas sempre levavam alguém pra "ambientar-se ao grupo", então, leva o rapaz, vai que precisa. E outra, em outras seleções, garotos jovens podem ser titulares, tem chances de atuar, vão para a Copa, aqui, bem, repudiam-se os veteranos e não dão chance aos garotos, futebol é ou não é momento? Boa sorte ao Dunga e ao bom grupo que ele montou, que segue a cartilha dele e vem tendo ótimos resultados até agora. Vamos torcendo, porque tem gente que parece que só fica feliz torcendo contra... Forte abraço e o blog tá bonitão! =]

    ResponderExcluir
  8. Rapaz, ser convocado não significa necessariamente ser escalado para jogar.
    Eu levaria pelo menos um dos "meninos da vila", sim! E se só tivesse espaço para um, seria o Neymar (o Robinho não é mais menino da vila, é o tiozinho do time do Santos).
    Penso que, para um garoto, participar de um grupo de seleção em Copa do Mundo representa uma formidável experiência para o início da carreira e um merecido prêmio para coroar a excelente fase que ele vem passando. Se ele seria escalado, aí caberia ao Dunga, mas a verdade é que, apesar da pouca idade, o Neymar não é uma promessa, é uma realidade.
    Exemplos de jovens talentos que participaram de grupos de Copa do Mundo e depois arrebentaram na carreira temos: Ronaldo em 94 e Kaká em 2002, pra não falar do Pelé em 58, porque comparar com o Rei é forçar a barra.
    Enfim, eu levaria o Neymar.
    Quanto ao texto em si, como sempre, está muitíssimo bem escrito!

    Forte abraço, Juss!

    ResponderExcluir
  9. Juss, ótima análise, mas vou pontuar aqui com minhas opiniões. Sobre o Dunga, acho q o trabalho dele é realmente muito bom. Venceu, à exceção da olimpíada, todos os campeonatos que disputou. A seleção não agrada a muita gente (e a mim também) porque não joga bonito, à exceção de lances fugazes, especiamente em contra-ataques. Mas jogar bonito, com posse de bola, passes precisos e ofensivamente, não é a única maneira de jogar (e vencer) no futebol. Santos e Barcelona foram vencidos ontem por Atlético-MG e Inter (neste caso, o time italiano perdeu o jogo, mas ganhou a classificação). Ora, na Copa a Espanha pode perder para o Brasil, confronto que pode acontecer prematuramente nas oitavas. Enfim, acho que a seleção é uma das favoritas ao mundial e pode ganhá-lo com seu jogo de marcação forte, jogadas de bola parada bem treinadas e contra-ataques bem armados.

    Nesse sentido, a selação não precisaria de nenhum dos três mais pedidos pelo povo. Eu, ao contrário do Juss, levaria o Neymar e não o Ganso. Primeiro, pq ao contrário do q muitos pensam, Ganso não é o substituto ideal para Kaká. O estilo de jogo é diferente, sendo o astro do Real Madrid mais veloz, forte e explosivo, e o jovem do Santos mais cerebral, autêntico camisa 10. A selação não joga com esse jogador, e como Dunga não gosta do Diego, que tem estilo parecido ao do Ganso, não deverá chamar o santista. O neymar, por sua vez, se encaixaria no estilo da seleção. Poderia entrar no lugar do Robinho ou do Elano, no decorrer de um jogo e mudar o rumo deste. E com uma vantagem essencial: quase ninguém o conhece lá fora, as seleções não saberiam como marcá-lo adequadamente. Sem falar que ele é craque. Por fim, e já escrevi demais, o Gaúcho não deve ir à Copa, e pelas últimas atuações dele até eu que sou seu fã acho que ele não merece a convocação. Poderia ir por seu talento inegável, mas a seleção não precisa dele. Eu levaria pelo respeito que impõe nos adversários e pela possibilidade de mudar um jogo. Como o neymar, deixaria na reserva e colocaria em necessidades. Mais uma vez entendo o Dunga em não chamá-lo.

    Resumo da ópera. Eu levaria neymar e ronaldinho. o dunga não deve levar nenhum dos três, a não ser na lista dos 7 "préconvocados". Valeu, juss!

    ResponderExcluir