sábado, 24 de abril de 2010

Luto pela morte de Juan Antonio Samarach

Faleceu nesta quarta-feira, dia 21, o ex-presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), Juan Antonio Samaranch, aos 89 anos de idade. Samarach foi internado às pressas em um hospital de Barcelona, no domingo (18), apresentando sintomas de insuficiência cardíaca, após assistir em casa à final do Masters 1000 de Monte Carlo, onde o tenista espanhol Rafael Nadal conquistou o hexacampeonato do torneio. Ao chegar ao hospital, os médicos constataram que o quadro clínico do paciente era irreversível e declararam sua morte depois de uma paragem cardiorrespiratória.

O espanhol Juan Antonio Samarach presidiu o COI por 21 anos e ajudou a reformular a imagem dos Jogos Olímpicos, principalmente através da venda de direitos de transmissão do evento, ajudando a popularizar os Jogos no mundo inteiro.

Como presidente do COI, ajudou a construir a sede do comitê e inaugurou o Museu Olímpico, ambos na Suíça. Samarach aposentou-se do cargo em 2001, quando decidiu não concorrer à eleição para a presidência. Nos últimos anos, o presidente de honra do COI viveu sob cuidados médicos, o que não o impediu de comparecer em eventos, como na eleição da cidade-sede dos jogos de 2016, onde fazia parte da delegação de candidatura da cidade de Madri.

O presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, decretou luto oficial de 3 dias pela morte de Samarach. Já o tenista Rafael Nadal prestou suas últimas homenagens ao compatriota carregando o caixão durante o funeral. "Foi uma grande perda e nós sentiremos muito sua falta", reconheceu o tenista espanhol que era amigo íntimo de Samarach e divulgou nota de pesar em seu site oficial.

O atual presidente do COI, o belga Jacques Rogge, também lamentou a perda de Samarach em vídeo divulgado no site do Comitê Olímpico. "Juan Antonio Samaranch foi um grande presidente e ajudou a fazer dos Jogos Olímpicos o sucesso que eles são hoje", destacou Rogge. No site do COI, você pode ver alguns vídeos que prestam homenagem a Samarach.

 

Homenagem em Barcelona

Em partida realizada neste sábado pelo Campeonato Espanhol contra o Xerez, o Barcelona decidiu fazer um minuto de silêncio em homenagem ao catalão ilustre. A homenagem foi prejudicada por apitos e gritos de torcedores que lotavam o estádio Camp Nou. Apesar disso, no campo, a homenagem foi respeitada.

 

Juan Antonio Samaranch Torello
17 de julho de 1920 - 21 de abril de 2010

Fotos: COI e Getty Images

Nenhum comentário:

Postar um comentário